A competência em Ciência passa pela compreensão de leis e princípios, mas tem também um sentido mais amplo. Requer que se delimitem os problemas a serem enfrentados, desenvolvendo habilidades para medir e quantificar. Dados obtidos em demonstrações e experimentos permitem que se construam conceitos e se desenvolvam competências e habilidades através do trabalho em grupo e de discussões coletivas.
O trabalho experimental tem, portanto, importante função pedagógica no desenvolvimento dos cursos de Ciências, no Ensino Fundamental e de Química, Física e Biologia, no Ensino Médio.

A experimentação, seja ela de demonstração, de observação e manipulação de situações e equipamentos laboratoriais, é particularmente importante por oferecer diferentes formas de percepção qualitativa e quantitativa, de manuseio, de observação, de confronto, do lidar com a imprevisibilidade e com o erro, favorecendo a construção conceitual. Permite a tomada de dados significativos, com os quais o aluno possa propor e verificar hipóteses explicativas e, se possível, fazer previsões sobre outras experiências não realizadas.

Para atingir esses objetivos, o Colégio Santa Maria dispõe de laboratórios equipados e adequados para o trabalho experimental com as diferentes faixas etárias, além de técnicos que preparam e acompanham as atividades, favorecendo a atuação dos professores.
Contamos também com amplo espaço natural com vegetação nativa e animais próprios daquele habitat.