Proposta Pedagógica

O Colégio Santa Maria tem como meta fundamental a formação integral dos educandos, expressa através do Projeto Pedagógico e do Plano estratégico.
A proposta pedagógica do Colégio Santa Maria inclui o conjunto de reflexões e decisões dos educadores sobre o “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com que finalidade?”, representadas através da Metodologia de Ensino e de nossa ação educativa, que visa formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, cidadãos compromissados com os valores de justiça e solidariedade e capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

LA02-10121 JQ01-5383

Perfil do aluno que queremos formar

Com o projeto pedagógico que assumimos, ao final do processo, pretendemos que nossos alunos apresentem o seguinte perfil:

Habilidades Acadêmicas
Competência para ingressar e acompanhar uma faculdade de reconhecido valor social e acadêmico. (incluindo aqui o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e posturas necessárias).

Habilidades Sociais
Postura ética e compromisso concreto (engajamento) com as causas sociais, tanto na esfera privada como na pública, através de uma atuação voluntária e profissional.

Habilidades Afetivas/Emocionais
Perceber-se num processo de autoconhecimento permanente que favoreça o enfrentamento de situações novas e a descoberta de recursos para superar dificuldades.

Valores
Compromisso concreto com a vida, a dignidade humana, a justiça social, a natureza, a religiosidade e a consciência de que todas as suas opções repercutem no todo.

LA02-10029 LA02-10054 LA02-10112 LC01-1262