Sondagem e Matrícula – Educação Infantil e Ens. Fundamental

Informações sobre Processo de Sondagem e Matrícula – 2017


Processo de sondagem

Para que o candidato participe da sondagem é necessário inscrevê-lo antecipadamente, trazendo cópia da certidão de nascimento e RG, 1 foto atual 3×4, preenchimento de um questionário e o pagamento da taxa de sondagem no valor de R$ 115,00.
**Alunos a partir do Pré: trazer declaração de escolaridade, ou relatório ou boletim atualizado para a inscrição.

  • No mesmo dia e horário da sondagem, os pais participarão de uma reunião com a Direção e Equipe de Orientadoras na qual serão apresentadas a filosofia e proposta do Colégio Santa Maria.
  • No Ensino Médio, os pais e o(a) candidato(a) participam dessa reunião antes da realização da sondagem.

Pré: a sondagem consiste na vivência de algumas atividades com o objetivo de conhecer melhor a criança e sua experiência socioeducativa.

1º ao 5º ano: serão realizadas vivências em grupo e atividades escritas de Língua Portuguesa e Matemática com o objetivo de diagnosticar o estágio pedagógico e maturidade do(a) candidato(a).

6º ao 9º ano: – verificações de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.

Ensino Médio: O processo de ingresso de novos alunos no Colégio Santa Maria é definido por mérito, sendo o candidato classificado pelos resultados das avaliações:

  • 1ª série: Português (Interpretação de texto e Redação), Matemática, Inglês e Dinâmica de Grupo.
  • 2ª e 3ª série: Português (Interpretação de Texto e Redação), Física, História, Geografia, Biologia, Química e Matemática.
Reserva de vaga Jardim I e II:

Os candidatos para os cursos de Jardim I (nascidos de julho de 2013 a junho de 2014) eJardim II (nascidos de julho de 2012 a junho de 2013) estão dispensados da sondagem. A reserva de vaga é feita com a cópia da certidão de nascimento, 1 foto atual 3×4, o preenchimento de  um questionário e o pagamento da taxa  no valor de R$ 707,50.


Idades aproximadas para as séries

Nascidos de julho/13 a junho/14 – Jardim I
Nascidos de julho/12 a junho/13– Jardim II
Nascidos de julho/11 a junho/12 – Pré
Nascidos de julho/10 a junho/11– 1º ano

obs.: Corte de faixa etária estabelecido pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (sujeito à alteração).