Supletivo

Educação de Jovens e Adultos

O Colégio Santa Maria, cumprindo sua missão social oferece, desde 1977, curso de caráter supletivo para uma população de jovens e adultos que tiveram seu percurso escolar interrompido ou nunca puderam frequentar a escola regular.

Mantém um programa de bolsa de estudo que permite a matrícula, permanência e conclusão em todas as etapas da educação básica, garantindo quantidade com qualidade. São atendidos cerca de 700 alunos que respondem positivamente às propostas de ensino aprendizagem.

Pensando na função permanente da educação de jovens e adultos (Parecer CNE/CEB 11/2000), o curso trabalha com uma proposta educacional que possibilite ao aluno desenvolver competências e habilidades que o auxiliem na inserção no mundo do trabalho, assim como conhecimentos para a sua vida, para o exercício da cidadania consciente e participativa. Exemplo disso é o projeto “Adote um Vereador”, em que os alunos acompanharão as ações políticas dos vereadores da cidade de São Paulo.

01final

Participação dos alunos na Plenária da Comissão de Justiça, na Câmara Municipal de São Paulo.

Este movimento apoia-se no princípio do ser inacabado (Paulo Freire) e vai ao encontro das expectativas contemporâneas de formação dos indivíduos,  de caráter contínuo, dinâmico e coletivo, aspectos relevantes na proposta de ensino do curso. A faixa etária compreende alunos de 21 a 80 anos, o que nos permite aplicar o conceito de aprender sempre, ao logo da vida.

Favorece esta aprendizagem a Parceria entre o Rotary Club Aeroporto, Mario (Editora Ibep) e Colégio Santa Maria, que disponibilizou o livro didático para a maioria das séries atendida na EJA.

02final

Entrega dos livros didáticos oferecidos pela parceria com o Rotary Club Aeroporto.

Além da grade semanal regular, os alunos têm a oportunidade de frequentar aulas de reforço em diversas disciplinas. E cursos livres de inglês, espanhol e teatro.

03final

Aulas de reforço de Física – Prof. Mario (voluntário)

O curso supletivo oferece também momentos de reflexão sobreestar no mundo, com religiosos e profissionais de outras áreas, que contribuem com o processo de autoconhecimento do aluno.

04final

Momentos de reflexão com a Sister Maria Cecília e Frei Pedro Moisés, na capela do colégio.

Valores como solidariedade, respeito à vida e participação social são sempre estimulados, quer seja pela simples leitura de textos de caráter filosófico, quer seja pela prática, como a visita ao Asilo Ondina Lobo, que acontece todos os meses, reforçando o processo de atuação social assumido pelo colégio.