SÉRIES INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL 1° ao 9° ano

Ensino Fundamental - Séries Iniciais

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1° ANO

Imaginação e criação

Desde pequena a criança pensa sobre a escrita e expressa suas ideias por meio de desenhos e grafismos. Ao ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental expressa os conhecimentos que construiu de forma lúdica, nas interações com seus pares e seus ambientes de aprendizagem.

A partir de vivências investigamos esses conhecimentos, considerando:

  • a necessidade de construir uma transição da Educação Infantil reconhecendo as necessidades da criança de 5 para 6 anos, num movimento que leva em conta a diversidade dos conhecimentos que cada criança traz.
  • a necessidade de personalização do ensino, com intervenções individualizadas da professora para a evolução de cada criança.
  • o uso de metodologias ativas na construção dos conhecimentos a partir de propostas com materiais concretos, trabalho em grupos cooperativos, jogos que evidenciem o protagonismo do aluno.
  • integração do ensino nas áreas do conhecimento para favorecer o desenvolvimento das habilidades do aluno por meio de:
    • Movimento, danças e jogos corporais (foto Ed. Física)
    • Música (foto)
    • Inglês (foto)
    • Ciências da Natureza (foto)
    • Ciências Humanas (foto)
    • Ensino Religioso (foto)
    • Linguagem Tecnológica (foto)

3º AO 5º ANO

As séries iniciais do Colégio Santa Maria, sobretudo na faixa etária de 3º ao 5º ano, experimentam um potencial significativo de aprendizagem e a capacidade de ampliação do repertório cultural e social a respeito das diferentes áreas do conhecimento.

Nossas propostas são baseadas na atuação ativa dos alunos por meio de situações de interação entre os pares e professores, que valorizam os projetos de investigação, pesquisa e estudo para a construção do pensamento crítico e reflexivo.

São ações que privilegiam o letramento matemático e científico, além das habilidades relacionadas ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

A metodologia praticada nas aulas do Fundamental 1 traz o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo seu pleno crescimento escolar e a formação das competências necessárias à sua inserção no mundo, bem como o seu protagonismo diante do cenário atual vivido.

A integração entre as áreas e o ensino por problematização são pilares fundamentais no ato educativo. Os alunos são provocados a construir articulações entre os assuntos e temas estudados para entender que os saberes transcendem fronteiras, inclusive disciplinares. São situações em que ideias podem ser discutidas e questionadas para fomentar a formulação de argumentos e a explicação de um raciocínio.

"No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades."
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

Nesses exemplos podemos perceber que os desenhos foram elaborados a partir das vivências e experiências das crianças. Quando desenhamos utilizamos nosso repertório buscando na memória os conhecimentos adquiridos, instigamos assim a imaginação, mas o que seria a imaginação? Consiste na  capacidade de criar a partir da combinação de ideias;  a criatividade propriamente dita. 

Podemos dizer então que, para sermos criativos precisamos acumular um acervo de memórias  que nos servirão como referências iniciais, propiciando a  segurança e  a estrutura necessária e assim possibilitando o surgimento do desenho livre e criativo sem  a preocupação com julgamentos e tendo em mente que a imaginação não tem limites.

Em nosso nível, as tecnologias educacionais estão a serviço da aprendizagem e são consideradas ferramentas importantes na busca por soluções e iniciativas que contribuam para a constituição do estudante e a assunção de seu papel acadêmico. Aprender a lidar com os recursos digitais que temos hoje é essencial para a participação do aluno nos múltiplos espaços de comunicação verbal.

"A criança não se limita, na realidade, a mudar de lugar no sistema das relações sociais. Ela se torna também consciente dessas relações e as interpreta"
Vygotsky, 2010

Os alunos nesta fase vivenciam intensamente as etapas de socialização, expandindo os relacionamentos e as oportunidades de fortalecimento dos vínculos afetivos. São períodos de autoconhecimento e maior envolvimento com as pessoas que os rodeiam, potencializando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: empatia, autocontrole, o espírito colaborativo, a resiliência, entre outros.

Toda essa formação humana e acadêmica, características que identificam a excelência do Santa Maria, tem como valor primordial a consolidação de um processo educacional que priorize o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a conviver e o aprender a conhecer!

E como diz Padre Moreau: “Não devemos instruir mentes às custas do coração.”