Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.
Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e a aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!
Programa que contempla:
• Integral no quintal (12h10 às 17h45):
Período em que as crianças participam de oficinas de Linguagem da ciência e experimentação, Corpo e Movimento, e ateliês de Artes; além de propostas de Inglês lúdico, todos os dias da semana, com a intenção de trabalhar a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua, contamos também com a realização da lição de casa supervisionada (Pré e 1º ano) e aulas na biblioteca com contação de histórias e teatralidade.
Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo.
Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.
Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.
Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e a aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!
Programa que contempla:
• Integral no quintal (12h10 às 17h45):
Período em que as crianças participam de oficinas de Linguagem da ciência e experimentação, Corpo e Movimento, e ateliês de Artes; além de propostas de Inglês lúdico, todos os dias da semana, com a intenção de trabalhar a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua, contamos também com a realização da lição de casa supervisionada (Pré e 1º ano) e aulas na biblioteca com contação de histórias e teatralidade.
Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo.
Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.
Percursos e Vivências
Linguagem da arte
Os Estudos Orientados são organizados de modo a contribuir para que a criança faça sua lição de casa com supervisão e ajuda, garantindo o entendimento e a aprendizagem.
No Colégio Santa Maria a arte é desenvolver a educação dos sentidos, viver tempos e espaços sensoriais. Desenvolver a imaginação, criatividade e a sensibilidade. Materiais naturais, sucatas, texturas, cores, entre outros elementos compõem cada atividade tornando-a provocativa, desafiadora e conceitual.
Fui Eu Que Fiz …Convite ao planejamento e execução de brinquedos feitos com sucatas e materiais de arte. Durante a experiência criativa, as crianças entram em contato com as artes plásticas e aprendem a reaproveitar e reutilizar materiais de suportes.
Plantio… Desenvolver habilidades manuais, pensamento criativo e flexível e a capacidade de resolver problemas. Nas aulas, as crianças, com a supervisão de um adulto, planejam e executam suas ideias de forma individual ou coletiva, aprendendo a lidar com a troca e as possibilidades dos materiais e a natureza. Experiências afetivas que influência de maneira direta o desenvolvimento motor, cognitivo e de competências pessoais e sociais.
Os Estudos Orientados são organizados de modo a contribuir para que a criança faça sua lição de casa com supervisão e ajuda, garantindo o entendimento e a aprendizagem.
No Colégio Santa Maria a arte é desenvolver a educação dos sentidos, viver tempos e espaços sensoriais. Desenvolver a imaginação, criatividade e a sensibilidade. Materiais naturais, sucatas, texturas, cores, entre outros elementos compõem cada atividade tornando a provocativa, desafiadora e conceitual.
Plantio… Desenvolver habilidades manuais, pensamento criativo e flexível e a capacidade de resolver problemas. Nas aulas, as crianças, com a supervisão de um adulto, planejam e executam suas ideias de forma individual ou coletiva, aprendendo a lidar com a troca e as possibilidades dos materiais e a natureza. Experiências afetivas que influência de maneira direta o desenvolvimento motor, cognitivo e de competências pessoais e sociais.
Corpo em movimento
Brincar livre ou em grupo, descobrir a si ou os pares. Brincadeiras motoras, de roda, danças circulares – exploração, imaginação, experimentação e repertório rico em experiências individuais ou coletivas. Espaços naturais ou organizados para que as crianças vivam situações de interação, troca, e aprendizagens sociais, afetivas e emocionais. No quintal do Santa Maria, o brincar e os jogos sociais têm a dimensão do que diz Severino Antônio: “a criança só é plenamente criança quando brinca”.
Valorizando o potencial do brincar, a criança pode determinar, de acordo com suas vontades e interesses, quando e quanto aproveitar de cada uma das situações. É em respeito ao tempo e a importância de desenvolver, entre outros aspectos, sua autonomia, que permitimos que as crianças façam escolhas.
Momentos reservados à prática de esportes, onde a criança além de trabalhar com as regras e execução dos jogos, vive boas situações de trabalho cooperativo, compreensão dos acordos coletivos e habilidades socioemocionais – aprender a lidar com frustrações e contrariações.
Experimentar… estimular a consciência corporal com exercícios de respiração e visualização. A prática desenvolve a habilidade de manter/voltar a calma, a concentração, além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar posturas de força e de equilíbrio. Potencializa o desenvolvimento corporal, emocional e afetivo.
Brincar livre ou em grupo, descobrir a si ou os pares. Brincadeiras motoras, de roda, danças circulares – exploração, imaginação, experimentação e repertório rico em experiências individuais ou coletivas. Espaços naturais ou organizados para que as crianças vivam situações de interação, troca, e aprendizagens sociais, afetivas e emocionais. No quintal do Santa Maria, o brincar e os jogos sociais têm a dimensão do que diz Severino Antônio: “a criança só é plenamente criança quando brinca”.
Valorizando o potencial do brincar, a criança pode determinar, de acordo com suas vontades e interesses, quando e quanto aproveitar de cada uma das situações. É em respeito ao tempo e a importância de desenvolver, entre outros aspectos, sua autonomia, que permitimos que as crianças façam escolhas.
Momentos reservados à prática de esportes, onde a criança além de trabalhar com as regras e execução dos jogos, vive boas situações de trabalho cooperativo, compreensão dos acordos coletivos e habilidades socioemocionais – aprender a lidar com frustrações e contrariações.
Experimentar… estimular a consciência corporal com exercícios de respiração e visualização. A prática desenvolve a habilidade de manter/voltar a calma, a concentração, além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar posturas de força e de equilíbrio. Potencializa o desenvolvimento corporal, emocional e afetivo.
Ciência e Experimentação
Espaço reservado à “experimentação” e ao “levantamento” de hipóteses. Brincando com experimentos simples e potentes a criança se aproxima do pensamento científico e afetivo e de possibilidades de criação. A criança é convidada a observar, formular hipóteses, testar e descartar ideias.
Receitas saudáveis e variadas fazem parte dessa oficina, envolvendo a participação das crianças em todo o processo de preparo (plantio, colheita e compra). Enquanto preparam receitas, fazem descobertas acerca da transformação dos alimentos e realizam a exploração sensorial de texturas, aromas, temperaturas e sabores. Cortar uma fruta, modelar biscoitinhos, espremer laranjas, quebrar os ovos… cada nova experiência auxilia no desenvolvimento de habilidades.
Programação
Programação completa do Integral da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal.
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12h10 | Almoço *Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano | 12h10 | Almoço *Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano | 12h10 | Almoço *Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano | 12h10 | Almoço *Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano | 12h10 | Almoço *Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano |
13h30 14h30 | Parque | 13h30 14h | Parque | 13h 13h50 | Inglês Lúdico: Território do brincar | 13h30 14h | Parque | 13h30 14h30 | Parque |
14h30 14h55 | Lanche *Priorizar as áreas externas | 14h 14h50 | Inglês Lúdico | 14h 14h50 | Oficina: Corpo e Movimento | 14h 14h50 | Oficina: Corpo e Movimento | 14h30 15h | Lanche *Priorizar as áreas externas |
14h55 15h45 | Inglês Lúdico | 14h50 15h30 | Lanche *Priorizar as áreas externas | 14h50 15h20 | Lanche *Priorizar as áreas externas | 14h50 15h20 | Lanche *Priorizar as áreas externas | 15h 15h50 | Inglês Lúdico |
15h45 16h35 | Ateliê Linguagens da arte | 15h30 16h10 | Oficina: Ciência e experimentação | 15h20 16h20 | Oficina: Ciência e experimentação (Biblioteca Quinzenal) | 15h20 16h10 | Inglês Lúdico (Biblioteca Quinzenal) | 15h50 16h40 | Ateliê Linguagens da arte |
16h35 17h30 | Oficina: Corpo e movimento | 16h10 17h | Oficina: Corpo e movimento | 16h20 17h30 | Território: Brincar livre – Campo e Ocas Parque do Tarzan | 16h10 17h10 | Ateliê Linguagens da arte | 16h40 17h30 | Território: Brincar livre |
17h30 17h45 | Organização e Saída | 17h 17h45 | Território: Brincar livre Organização e Saída | 17h30 17h45 | Organização e Saída | 17h10 17h45 | Território: Brincar livre Organização e Saída | 17h30 17h45 | Organização e Saída |
Programação completa do Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal.
Período
- Período do Integral: das 12h às 17h45
- Horário de Almoço: Início: 11h30 (Incluso)
- Horário de Lanche da Tarde: Início: 14h30 (Incluso)
Os dias da semana disponíveis para o Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria são:
- 1 Tarde
- 2 Tardes
- 3 Tardes
- 4 Tardes
- 5 Tardes
Lanche – Dias Ensolarados /Áreas Externas
- Gramado Mesas de Piquenique
- Corda do Tarzan
- Campo
- Maloca/Campo
- Praça da Amizade
- Gramado Menino Jesus
- Gramado Sala 4
- Rua de Paralelepípedo
Lanche – Dias Chuvosos
- Quiosque Caecílius
- Sala 14 e 15
- Quiosque Saída a Pé
- Quadra Maior
- Quadra Menor
- Alameda
Valores
Clique no botão abaixo e saiba mais sobre os valores.