Anterior

Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.

Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e a aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!

Programa que contempla:

• Integral no quintal (12h10 às 17h45):

Período em que as crianças participam de oficinas de Linguagem da ciência e experimentação, Corpo e Movimento, e ateliês de Artes; além de propostas de Inglês lúdico, todos os dias da semana, com a intenção de trabalhar a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua, contamos também com a realização da lição de casa supervisionada (Pré e 1º ano) e aulas na biblioteca com contação de histórias e teatralidade.

Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo.

Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.

Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.

Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e a aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!

Programa que contempla:

• Integral no quintal (12h10 às 17h45):

Período em que as crianças participam de oficinas de Linguagem da ciência e experimentação, Corpo e Movimento, e ateliês de Artes; além de propostas de Inglês lúdico, todos os dias da semana, com a intenção de trabalhar a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua, contamos também com a realização da lição de casa supervisionada (Pré e 1º ano) e aulas na biblioteca com contação de histórias e teatralidade.

Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo.

Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.

Percursos e Vivências​

Linguagem da arte​

Os Estudos Orientados são organizados de modo a contribuir para que a criança faça sua lição de casa com supervisão e ajuda, garantindo o entendimento e a aprendizagem.

No Colégio Santa Maria a arte é desenvolver a educação dos sentidos, viver tempos e espaços sensoriais. Desenvolver a imaginação, criatividade e a sensibilidade. Materiais naturais, sucatas, texturas, cores, entre outros elementos compõem cada atividade tornando-a provocativa, desafiadora e conceitual.

O Era Uma Vez…pode acontecer de inúmeras maneiras, sendo uma contação de história mais elaborada e enriquecida com objetos, figurinos e cenários, até uma simples leitura de um bom livro previamente selecionado. Teatralizar e dramatizar, um convite à criação, improvisação e desenvolvimento da função simbólica.

Fui Eu Que Fiz …Convite ao planejamento e execução de brinquedos feitos com sucatas e materiais de arte. Durante a experiência criativa, as crianças entram em contato com as artes plásticas e aprendem a reaproveitar e reutilizar materiais de suportes.

Plantio… Desenvolver habilidades manuais, pensamento criativo e flexível e a capacidade de resolver problemas. Nas aulas, as crianças, com a supervisão de um adulto, planejam e executam suas ideias de forma individual ou coletiva, aprendendo a lidar com a troca e as possibilidades dos materiais e a natureza. Experiências afetivas que influência de maneira direta o desenvolvimento motor, cognitivo e de competências pessoais e sociais.

Sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês, desenvolvendo estratégias de compreensão e produção oral, observando a língua em uso e se apropriando dos conteúdos linguísticos de maneira lúdica e projetual.

Os Estudos Orientados são organizados de modo a contribuir para que a criança faça sua lição de casa com supervisão e ajuda, garantindo o entendimento e a aprendizagem.

No Colégio Santa Maria a arte é desenvolver a educação dos sentidos, viver tempos e espaços sensoriais. Desenvolver a imaginação, criatividade e a sensibilidade. Materiais naturais, sucatas, texturas, cores, entre outros elementos compõem cada atividade tornando a provocativa, desafiadora e conceitual.

O Era Uma Vez…pode acontecer de inúmeras maneiras, sendo uma contação de história mais elaborada e enriquecida com objetos, figurinos e cenários, até uma simples leitura de um bom livro previamente selecionado. Teatralizar e dramatizar, um convite à criação, improvisação e desenvolvimento da função simbólica.
Fui Eu Que Fiz …Convite ao planejamento e execução de brinquedos feitos com sucatas e materiais de arte. Durante a experiência criativa, as crianças entram em contato com as artes plásticas e aprendem a reaproveitar e reutilizar materiais de suportes.

Plantio… Desenvolver habilidades manuais, pensamento criativo e flexível e a capacidade de resolver problemas. Nas aulas, as crianças, com a supervisão de um adulto, planejam e executam suas ideias de forma individual ou coletiva, aprendendo a lidar com a troca e as possibilidades dos materiais e a natureza. Experiências afetivas que influência de maneira direta o desenvolvimento motor, cognitivo e de competências pessoais e sociais.

Sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês, desenvolvendo estratégias de compreensão e produção oral, observando a língua em uso e se apropriando dos conteúdos linguísticos de maneira lúdica e projetual.

Corpo em movimento​

Brincar livre ou em grupo, descobrir a si ou os pares. Brincadeiras motoras, de roda, danças circulares – exploração, imaginação, experimentação e repertório rico em experiências individuais ou coletivas. Espaços naturais ou organizados para que as crianças vivam situações de interação, troca, e aprendizagens sociais, afetivas e emocionais. No quintal do Santa Maria, o brincar e os jogos sociais têm a dimensão do que diz Severino Antônio: “a criança só é plenamente criança quando brinca”.

Valorizando o potencial do brincar, a criança pode determinar, de acordo com suas vontades e interesses, quando e quanto aproveitar de cada uma das situações. É em respeito ao tempo e a importância de desenvolver, entre outros aspectos, sua autonomia, que permitimos que as crianças façam escolhas.

Criança com instrumentos musicais, atividades que envolvem a criação, improvisação e movimentos corporais. Canções atuais e canções do cancioneiro popular. Músicas de épocas/períodos e culturas. Momento de socialização, sensibilidade da criança e de desenvolvimento socioemocional, afetivo, motor e cognitivo.

Momentos reservados à prática de esportes, onde a criança além de trabalhar com as regras e execução dos jogos, vive boas situações de trabalho cooperativo, compreensão dos acordos coletivos e habilidades socioemocionais – aprender a lidar com frustrações e contrariações.

Experimentar… estimular a consciência corporal com exercícios de respiração e visualização. A prática desenvolve a habilidade de manter/voltar a calma, a concentração, além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar posturas de força e de equilíbrio. Potencializa o desenvolvimento corporal, emocional e afetivo.

Brincar livre ou em grupo, descobrir a si ou os pares. Brincadeiras motoras, de roda, danças circulares – exploração, imaginação, experimentação e repertório rico em experiências individuais ou coletivas. Espaços naturais ou organizados para que as crianças vivam situações de interação, troca, e aprendizagens sociais, afetivas e emocionais. No quintal do Santa Maria, o brincar e os jogos sociais têm a dimensão do que diz Severino Antônio: “a criança só é plenamente criança quando brinca”.

Valorizando o potencial do brincar, a criança pode determinar, de acordo com suas vontades e interesses, quando e quanto aproveitar de cada uma das situações. É em respeito ao tempo e a importância de desenvolver, entre outros aspectos, sua autonomia, que permitimos que as crianças façam escolhas.

Criança com instrumentos musicais, atividades que envolvem a criação, improvisação e movimentos corporais. Canções atuais e canções do cancioneiro popular. Músicas de épocas/períodos e culturas. Momento de socialização, sensibilidade da criança e de desenvolvimento socioemocional, afetivo, motor e cognitivo.

Momentos reservados à prática de esportes, onde a criança além de trabalhar com as regras e execução dos jogos, vive boas situações de trabalho cooperativo, compreensão dos acordos coletivos e habilidades socioemocionais – aprender a lidar com frustrações e contrariações.

Experimentar… estimular a consciência corporal com exercícios de respiração e visualização. A prática desenvolve a habilidade de manter/voltar a calma, a concentração, além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar posturas de força e de equilíbrio. Potencializa o desenvolvimento corporal, emocional e afetivo.

Ciência e Experimentação

Espaço reservado à “experimentação” e ao “levantamento” de hipóteses. Brincando com experimentos simples e potentes a criança se aproxima do pensamento científico e afetivo e de possibilidades de criação. A criança é convidada a observar, formular hipóteses, testar e descartar ideias.

Receitas saudáveis e variadas fazem parte dessa oficina, envolvendo a participação das crianças em todo o processo de preparo (plantio, colheita e compra). Enquanto preparam receitas, fazem descobertas acerca da transformação dos alimentos e realizam a exploração sensorial de texturas, aromas, temperaturas e sabores. Cortar uma fruta, modelar biscoitinhos, espremer laranjas, quebrar os ovos… cada nova experiência auxilia no desenvolvimento de habilidades.

Programação

Programação completa do Integral da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal. 

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
12h10Almoço
*Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano
12h10Almoço
*Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano
12h10Almoço
*Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano
12h10Almoço
*Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano
12h10Almoço
*Descanso/Ed. Inf. *LC/1ºano
13h30
14h30
Parque13h30
14h
Parque13h
13h50
Inglês Lúdico: Território do brincar13h30
14h
Parque13h30
14h30
Parque
14h30
14h55
Lanche
*Priorizar as áreas externas
14h
14h50
Inglês Lúdico14h
14h50
Oficina: Corpo e Movimento14h
14h50
Oficina: Corpo e Movimento14h30
15h
Lanche
*Priorizar as áreas externas
14h55
15h45
Inglês Lúdico14h50
15h30
Lanche
*Priorizar as áreas externas
14h50
15h20
Lanche
*Priorizar as áreas externas
14h50
15h20
Lanche
*Priorizar as áreas externas
15h
15h50
Inglês Lúdico
15h45
16h35
Ateliê Linguagens da arte15h30
16h10
Oficina: Ciência e experimentação15h20
16h20
Oficina: Ciência e experimentação
(Biblioteca Quinzenal)
15h20
16h10
Inglês Lúdico
(Biblioteca Quinzenal)
15h50
16h40
Ateliê Linguagens da arte
16h35
17h30
Oficina: Corpo e movimento16h10
17h
Oficina: Corpo e movimento16h20
17h30
Território: Brincar livre – Campo e Ocas
Parque do Tarzan
16h10
17h10
Ateliê Linguagens da arte16h40
17h30
Território: Brincar livre
17h30
17h45
Organização e Saída17h
17h45
Território: Brincar livre
Organização e Saída
17h30
17h45
Organização e Saída17h10
17h45
Território: Brincar livre
Organização e Saída
17h30
17h45
Organização e Saída

Programação completa do Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal. 

Período

  • Período do Integral: das 12h às 17h45
  • Horário de Almoço: Início: 11h30 (Incluso)
  • Horário de Lanche da Tarde: Início: 14h30 (Incluso)

Os dias da semana disponíveis para o Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria são:

  • 1 Tarde
  • 2 Tardes
  • 3 Tardes
  • 4 Tardes
  • 5 Tardes

Lanche – Dias Ensolarados /Áreas Externas

  • Gramado Mesas de Piquenique
  • Corda do Tarzan
  • Campo
  • Maloca/Campo
  • Praça da Amizade
  • Gramado Menino Jesus
  • Gramado Sala 4
  • Rua de Paralelepípedo

Lanche – Dias Chuvosos

  • Quiosque Caecílius
  • Sala 14 e 15
  • Quiosque Saída a Pé
  • Quadra Maior
  • Quadra Menor
  • Alameda

Valores

Clique no botão abaixo e saiba mais sobre os valores.

×