O Colégio Santa Maria vive momentos de importantes mudanças na construção de uma educação que visa à formação integral dos nossos alunos, à flexibilização das oportunidades e metodologias, e à busca permanente da excelência acadêmica.
Assim, projetamos um Novo Ensino Integral que pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, na busca permanente da aprendizagem.
Desta forma apresentamos a seguir os diferenciais do Novo Ensino Integral do Santa Maria e a estrutura curricular da 1ª, e 2ª e 3ª séries.
Silvio Soares Moreira Freire
Diretor do Ensino Médio do Colégio Santa Maria
Escolha uma série
Finalidades do Ensino Médio
I- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
BNCC do Ensino Médio
18 Diferenciais do Ensino Médio no Santa Maria
Conforme definido na Base Nacional Comum Curricular, o currículo é composto de duas partes:
Núcleo Básico Comum (80% do curso): conjunto de unidades curriculares (4 áreas do conhecimento) comuns a todos os alunos da série, que desenvolverão os conceitos, competências e habilidades previstas na BNCC do E.M.
Itinerários Formativos (20% do curso): conjunto de unidades curriculares ofertadas pelo CSM que possibilitam ao estudante aprofundar e ampliar seus conhecimentos.
Direito garantido aos alunos de escolher entre diversas trajetórias, com cursos de que desejam participar (trilhas). O Ensino Médio do colégio Santa Maria oferece
- Itinerário das eletivas: Conjunto de unidades curriculares das diversas áreas do conhecimento, que complementam diferentes aspectos de desenvolvimento do aluno em suas dimensões pessoal, profissional e social. O estudante escolhe 9 unidades dentre as 31 que serão oferecidas, sendo que cursará 4 delas.
- Itinerários de projetos: Unidade Curricular que viabiliza projetos de pesquisa interdisciplinares, estruturados em eixos-temáticos, relacionados aos temas contemporâneos transversais indicados pela BNCC. Os eixos-temáticos escolhidos pelas (os) alunas(os) serão desenvolvidos em equipe durante o ano letivo de 2024.
Oferecemos uma carga horária integral crescente ao longo dos três anos do E.M., com 26 aulas/semanais de 75’ na 1ª série, 28 e 30 aulas/semanais na 2ª e 3ª séries respectivamente, tempo necessário para desenvolver um conhecimento amplo, profundo e, consequentemente, de qualidade.
As salas têm em média 32 alunos por turma, o que possibilita o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem mais eficaz, com diversas metodologias e dinâmicas, proporcionando maior participação e protagonismo dos estudantes.
As formas e estratégias das aulas apresentam grande variedade que vão além das aulas tradicionais (expositivas), com atividades práticas como: oficinas, laboratórios, observatórios, clubes, projetos etc.
Espaços estruturados para o trabalho educacional específico como laboratórios de Química, Biologia, Física e salas especiais de Multimeios e Artes, fundamentas para o desenvolvimento de atividades práticas exigidas pela BNCC.
Os alunos recebem gratuitamente um Chromebook individual, sem restrição de armazenagem de arquivos, com garantia de acesso aos materiais e recursos pedagógicos a partir deste dispositivo móvel conectado à internet, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atraente e significativo.
Desenvolvimento e participação em diferentes atividades extracurriculares como: Grêmio, Jornal Santa Post, Girls up sororidade, Clube de Leitura e SISa (Simulação Interna do Santa).
O Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa que possibilita aos professores e estudantes do E.M. extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais com o objetivo de aperfeiçoar, agilizar e personalizar o ensino com a criação, edição e colaboração de documentos, além de Gmail institucional individual, Hangouts, Drive, Formulários, Agenda, Sites e Sala de aula.
A proficiência na língua inglesa constitui-se em instrumento fundamental para que o aluno compreenda e questione a realidade que o cerca, possibilite o seu ingresso no Ensino Superior e o prepare para a inserção no mundo do trabalho. Desta forma o curso de inglês ao longo dos três anos do E.M. é desenvolvido de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), um padrão reconhecido internacionalmente para descrever a proficiência em um idioma, em diferentes níveis (B1, B2 e C1). No final das 2ª e 3ª séries oferecemos aos estudantes a possibilidade de realização de exames de certificação da Universidade de Cambridge com titulação vitalícia, contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal.
Possibilidades de escolher Unidades Curriculares ligadas ao esporte e participação no Interclasses, que envolve competições entre todas as turmas do Ensino Médio em diversas modalidades esportivas.
Aplicação de simulados bimestrais em todas as séries do Ensino Médio, que possibilitam aos alunos conhecerem e vivenciarem os diferentes processos seletivos (vestibulares) das melhores universidades do Brasil e exames do Enem.
Oferecemos na carga horária 3ª série do E.M., o Módulo Suplementar que oferecem a complementação e revisão dos conteúdos essenciais dos processos seletivos externos (vestibulares) com 8 disciplinas distribuídas em 14 aulas semanais de 75’.
A Equipe do Ensino Médio é composta de 34 profissionais (professores, coordenadores, orientadores e direção) com formação sólida e grande experiência profissional em educação nas diversas áreas do conhecimento e na construção de um trabalho colaborativo que se viabiliza em reuniões pedagógicas semanais.
Acompanhamento da evolução dos resultados obtidos pelos alunos no ENEM e nos principais vestibulares do Brasil, para análise e elaboração de projetos como: Oficinas de ENEM, aulas especiais e/ou plantões direcionados às necessidades dos alunos.
Maior escola da cidade de São Paulo com 180 mil metros quadrados, o Colégio Santa Maria reserva uma de suas áreas (Prédio Santa Cruz) exclusivamente para os estudantes do E.M. desenvolverem suas atividades educacionais. As instalações compreendem as 16 salas de aula, laboratórios, ginásio, cantina, pátio, loja, tesouraria e estacionamento, rodeados de um grande jardim.
O Ensino Médio do Colégio Santa Maria de período integral, implica não só em um serviço educacional mais amplo no tempo, mais também diversos e complexo nas atividades, proporcionando um serviço de melhor qualidade. No entanto não significa mensalidades proporcionalmente mais caras. Ao contrário, pois adotamos um sistema de concessão de descontos aos alunos com alto rendimento acadêmico no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II do CSM.
Congratulations! Nossa escola é TOP!
Para reconhecer os esforços de parceiros, a Cambridge Assessment English criou ‘A sua escola é TOP’, um programa de reconhecimento e valorização de escolas mais engajadas na preparação e inscrição de candidatos nas qualificações do Cambridge.
Foi com muita satisfação que recebemos esse reconhecimento, nossa escola é Gold e está entre um grupo seleto de escolas que recebem um certificado digital de Gold Preparation Centre.