Educação Infantil - 2 e 3 anos

O Infantil do Santa Maria busca estender a possibilidade de, a partir das interações sociais, das investigações nos espaços naturais e do trabalho com projetos, compartilhar vivências que promovam o desenvolvimento da oralidade, da corporeidade, da imaginação (brincadeiras de faz-de-conta) e a exploração dos sentidos por meio das múltiplas linguagens.

Queremos garantir para a criança dessa faixa etária experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas, numa escola que tem a missão de assegurar uma educação de excelência, pautada nos valores humanos e cristãos e que promove aprendizagens de forma integrada.

Aqui, a criança descobre, constrói e transforma saberes ocupando com cuidado e zelo os territórios naturais do colégio (e fora dele).

Educação Infantil - 2 e 3 anos

O Infantil do Santa Maria busca estender a possibilidade de, a partir das interações sociais, das investigações nos espaços naturais e do trabalho com projetos, compartilhar vivências que promovam o desenvolvimento da oralidade, da corporeidade, da imaginação (brincadeiras de faz-de-conta) e a exploração dos sentidos por meio das múltiplas linguagens. Queremos garantir para a criança dessa faixa etária experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas, numa escola que tem a missão de assegurar uma educação de excelência, pautada nos valores humanos e cristãos e que promove aprendizagens de forma integrada. Aqui, a criança descobre, constrói e transforma saberes ocupando com cuidado e zelo os territórios naturais do colégio (e fora dele).

Princípios e Compromissos

Acolher

Valorizar as relações de acolhimento, cuidado e afeto, percebendo a criança como sujeito pertencente, singular, “diverso” e que, na interação com o outro, constrói e transforma saberes.

Aprender

Preservar o direito da criança ser curiosa, protagonista e espontânea frente a aprendizagem, construindo saberes por meio da curiosidade, criatividade, investigação, experimentação e alicerçados pela cultura da paz, respeito, cuidado, solidariedade, empatia e ética.

Vivenciar

Perceber os espaços “naturais” e os “territórios de aprendizagens” como “uma casa comum”,  um “terceiro educador” no qual a criança vivência a valorização de si, do outro, do ambiente (presentes de Deus) e da produção de conhecimento.

Dialogar

Promover, por meio do “diálogo” e da “escuta” a formação de valores humanos e cristãos, uma educação integral e que contempla a excelência acadêmica.

Conviver

Assegurar que toda criança seja acolhida em sua diversidade e em seus direitos aprendizagens: conhecer/conviver (ético), brincar/explorar (estético), expressar/participar (político).

Pertencer

Garantir um espaço de abertura (democrático) com o objetivo de que a criança e a família se sintam acolhida e reconhecida em seu processo de diálogo, pertencimento e de transformação das experiências individuais e coletivas.

Campos de Experiências

DIREITOS

Conhecer, Conviver, Brincar, Explorar, Expressar e Participar.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações, Transformações

Experiências que favorecem a capacidade de resolver situações problemas no cotidiano.

Eu, o outro e nós

Identidade, subjetividade e pertencimento.

Corpo, Gesto e Movimento

Brincadeira, espaço, corpo – diferentes linguagens.

Fala, Escuta, Pensamento e Imaginação

Experiências da fala, da escuta, da escrita – potência da aprendizagem.

Traços, Sons, Cores e Formas

Experiências com as múltiplas linguagens – manifestações culturais, artísticas e científicas.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações, Transformações

Experiências que favorecem a capacidade de resolver situações problemas no cotidiano.

Eu, o outro e nós

Identidade, subjetividade e pertencimento.

Corpo, Gesto e Movimento

Brincadeira, espaço, corpo – diferentes linguagens.

Fala, Escuta, Pensamento e Imaginação

Experiências da fala, da escuta, da escrita – potência da aprendizagem.

Traços, Sons, Cores e Formas

Experiências com as múltiplas linguagens – manifestações culturais, artísticas e científicas.