Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Espiritualidades
Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal
Encruzilhadas da Fé
Em que acreditamos? A religiosidade é fundamental na compreensão da contemporaneidade. Ela se manifesta na cultura popular, em ritos cotidianos, em formas de solidariedade. Estrutura modos de estar no mundo: confere sentido à ação, constroi pertencimento, promove éticas variadas. Ao mesmo tempo, constitui-se na relação com disputas políticas, simbólicas, raciais e econômicas.
Neste curso, buscaremos compreender o fenômeno da fé e da crença, a partir da Filosofia e da Antropologia. Questões filosóficas imbricaram-se com a religião ao longo da história: o que é liberdade e livre arbítrio, o que é o bem, qual o sentido da existência?
Já a antropologia visa promover uma aproximação com a diversidade religiosa, sob um olhar curioso: como a diversidade da experiência humana se manifesta na relação com o sagrado? Buscaremos nos aproximar de diversas formas de espiritualidade no Brasil a partir desta perspectiva.
Por fim, cabe pensar ainda a dimensão política da religião: como se deu a relação entre Estado e religião no Brasil, o que é laicidade e como se manifesta hoje.
O curso se orienta, assim, pelo compromisso com a diversidade e o respeito às diversas formas de existência, crença e ação no Brasil, visando à ampliação do horizonte de perspectivas sobre o humano, pelas(os) estudantes e pelo docente.
Conteúdo Programático
• Deus na filosofia: Aristóteles, Santo Agostinho e Espinoza.
• A antropologia como ciência: o estudo da alteridade na busca do sentido e do alargamento da compreensão do humano.
• Dimensões filosóficas (epistemologia e ética) imbricadas no pensamento religioso.
• Dentre as religiões afro-brasileiras, a umbanda e o candomblé (valores e ritos, sua conflituosa constituição histórica, os orixás e outras entidades, a relação com o Estado);
• O protestantismo histórico
• Novas formas de protestantismo no Brasil
• As perspectivas cristãs contextuais, incluindo a teologia da libertação
• Laicidade do Estado