Linguagens e suas Tecnologias
Estudo de Cinema
Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal
Análise de filmes
Entre as inúmeras formas de arte que temos ao nosso redor, o cinema aparece como uma das mais próximas dos(as) adolescentes. Os filmes, como forma de entretenimento principalmente, estão muito presentes no cotidiano de nossos(as) jovens. No entanto, muitas vezes, faltam-lhes ferramentas para aproveitar tudo que uma boa obra cinematográfica oferece.
Assim, este curso é estruturado na prática da leitura fílmica, da interpretação de filmes, fornecendo instrumentos para que os(as) alunos(as) desenvolvam a capacidade de percepção em relação a obras cinematográficas. Desse modo, poderão entender o cinema como elemento significativo socialmente, capaz de revelar muito sobre o meio em que vivemos e, ao mesmo tempo, influenciar a sociedade que constantemente construímos. É necessário perguntar-se, por exemplo, por que os filmes de super-heróis dominaram o cenário cinematográfico. Ou por que a saga Harry Potter transformou-se no fenômeno que todos presenciamos. Não são respostas simples, mas são importantes a fim de compreender melhor nossa sociedade e, também, algumas de nossas necessidades mais profundas.
Conteúdo Programático
• O papel social do cinema – a importância das narrativas para o ser humano.
• Níveis de leitura de uma obra cinematográfica – da leitura superficial a uma leitura mais significativa.
• A metalinguagem no cinema.
• Os arquétipos junguianos na narrativa fílmica.
• A presença do conceito de Jornada do Herói nos roteiros de cinema.
• O que são e como funcionam os mitos.
• O cinema como recriador de mitologias.
• O conceito de Bliss, segundo Joseph Campbell.
• Conceitos de utopia e distopia.
• O cinema distópico e as distopias adolescentes (Jogos Vorazes, O doador de memórias, Divergente etc.).
• Utilização criativa do tempo e do espaço no cinema.
• A divisão em 3 atos.
• O conceito de “Arco de personagem”.