1ª Série - Itinerários das ÁREAS
Ciências da Natureza/Matemática e suas Tecnologias
A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias propõe ampliar, aprofundar e sistematizar as aprendizagens essenciais já adquiridas de modo que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para enfrentar desafios contemporâneos.
Isso significa focalizar a interpretação de fenômenos naturais e processos tecnológicos de modo a possibilitar aos estudantes a apropriação de conceitos, procedimentos, modelos explicativos estruturantes e linguagens específicas (nomenclaturas, simbologias e modelos algébricos) dos diversos campos das Ciências da Natureza.
Tendo como ponto de partida a articulação das dimensões macroscópicas aos fenômenos químicos, físicos e biológicos que ocorrem em nível microscópico, a área propõe a construção um repertório científico significativo, caracterizado pelo aprofundamento conceitual nas temáticas estruturantes: Matéria, Energia, Vida, Terra e Universo, consideradas essenciais para que competências investigativas, cognitivas, comunicativas, pessoais e sociais possam continuar a ser desenvolvidas e mobilizadas na resolução de problemas e tomada de decisões.
Pretende-se integrar as temáticas de modo que os estudantes compreendam de forma mais ampla os processos estudados, o que exige a escolha de situações-problema que permitam a aplicação de modelos com maior nível de abstração e a elaboração de propostas de intervenção em contextos mais amplos e complexos. Além disso, os enfoques pedagógicos escolhidos propõem que os estudantes aprofundem e ampliem suas reflexões a respeito dos impactos da ação humana na qualidade de vida individual e nos níveis local e global, considerando implicações socioambientais, políticas e culturais do uso do conhecimento científico e da tecnologia, tanto no que concerne aos meios de produção e seu papel na sociedade atual, como também em relação às perspectivas futuras de desenvolvimento tecnológico, inclusive no âmbito das políticas públicas.
O estudo da Matemática no Ensino Médio envolve a consolidação do pensamento matemático, integrando as dimensões numérica, algébrica e geométrica na interpretação, modelagem e resolução de problemas contextualizados, na perspectiva de sua aplicação à realidade.
Isso significa recorrer aos conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los e elaborar modelos explicativos, o que exige e a compreensão e o uso da linguagem matemática como representação significativa e dinâmica que se articula permanentemente com outras formas de expressão.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam o pensamento não-determinístico e as habilidades de representação, construção de modelos e resolução de problemas cada vez mais sofisticados.
Para que esses propósitos se concretizem, o curso recorre a estratégias que estimulem e provoquem processos de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar criativos, analíticos e sistêmicos.
Três pares complementares de competências constituem os eixos norteadores da ação pedagógica:
linguagem matemática como meio de expressão e de compreensão da realidade;
problemas matemáticos como instrumentos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da argumentação/ decisão;
objetos matemáticos como recurso para a compreensão da permanente articulação entre as abstrações e a realidade concreta.
(2 aulas semana)
O curso fornece suporte e ferramentas para as unidades curriculares das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Tem o objetivo de preencher possíveis lacunas de anos anteriores, reforçar os principais conceitos matemáticos e aplicá-los a situações-problema do
cotidiano destas áreas.
Conteúdo Programático:
- Álgebra Básica
- Geometria
- Equações
- Inequações
- Funções
Movimentos políticos e sociais em defesa a vida
(1 aula semana)
Diante das questões emergentes do contexto atual, o curso, estruturado no formato de observatório, pretende ampliar as habilidades relacionadas à compreensão das implicações ambientais decorrentes de modelos de desenvolvimento econômico-social. Isto envolve o exercício da investigação científica e a ampliação do repertório biológico necessário para compreender, em diferentes contextos, causas e consequências das ações antrópicas. Para isso, recorre à análise de discursos veiculados em diferentes mídias, dos diferentes atores envolvidos e à comunicação dos dados das análises realizadas à comunidade.
Conteúdo Programático:
- Análise de discursos relacionados aos impactos ambientais com base em conceitos de Ecologia e Biologia.
Investigando a física no esporte
(1 aula semana)
Movimentos realizados em diversas modalidades esportivas serão utilizados como recursos para aprofundar e contextualizar o estudo da Mecânica. A partir da fundamentação teórica da Física, promove-se o envolvimento das/os alunas/os na prática esportiva e posterior análise dos dados coletados, a fim de otimizar o desempenho esportivo.
Conteúdo Programático:
- Movimentos realizados em diversas modalidades esportivas serão utilizados como recursos para aprofundar e contextualizar o estudo da Mecânica. A partir da fundamentação teórica da Física, promove-se o envolvimento das/os alunas/os na prática esportiva e posterior análise dos dados coletados, a fim de otimizar o desempenho esportivo.
Conteúdo Programático da Física:
- Dinâmica
- Cinemática
- Energia Mecânica
- Dinâmica Impulsiva
Conteúdo Programático do Esporte:
- Futebol
- Futebol americano
- Voleibol
- Basquete entre outros
O mundo escrito com “C”
(1 aula semana)
O que gasolina, açúcar, aspirina, removedor de esmalte e D.N.A. têm em comum? Todos são constituídos por moléculas contendo Carbono. Neste curso a/o aluna/o investigará as principais propriedades do Carbono, bem como sua interação com outros elementos, originando moléculas diversas com aplicações sociais e tecnológicas. O objetivo é proporcionar às/aos estudantes uma visão ampla e sistemática dos compostos orgânicos, bem como suas classificações e sistemas de nomenclatura, além de algumas reações orgânicas.
Conteúdo Programático:
- Combustíveis fósseis e biomassa
- Química dos Agrotóxicos
- Medicamentos
- Cosméticos e perfumes
- Plásticos e polímeros
- Vitaminas
Buscando caminhos para compreender e lidar com seus conflitos
(1 aula semana)
O projeto pretende identificar, analisar e discutir escolhas e vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais o adolescente está exposto, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social. Tem por objetivo permitir ao adolescente conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana. Isto exige exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro. Além disso, envolve o exercício da capacidade de argumentar, com base em dados, fatos e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem a singularidade e o coletivo. O trabalho estrutura-se na perspectiva da investigação científica, tendo como foco a realização de um projeto de pesquisa a partir da formulação de questões propostas pelos alunos, exigindo levantamento bibliográfico, teste de hipóteses e comunicação dos resultados utilizando diferentes linguagens.
Conteúdo Programático:
Investigação científica sobre temas do
cotidiano adolescente:
- Sexualidade
- Drogas
- Sentimentos
- Alimentação e outros