1ª Série - Itinerários das ÁREAS
Linguagens e suas Tecnologias
A partir de uma juventude marcada por contextos culturais e sociais diversos, os jovens intensificam seus conhecimentos sobre seus sentimentos, interesses, capacidades intelectuais e expressivas; ampliam e aprofundam vínculos sociais e afetivos; e refletem sobre a vida e o trabalho que gostariam de ter.
Por ser um período de vida caracterizado por mais autonomia e maior capacidade de abstração e reflexão sobre o mundo, os jovens, gradativamente, ampliam também suas possibilidades de participação na vida pública e na produção cultural. Eles fazem isso por meio da autoria de diversas produções que constituem as culturas juvenis manifestadas em músicas, vídeos, marcas corporais, jogos, moda, rádios comunitárias, redes de mídia da internet, e demais produções e práticas socioculturais que combinam línguas e linguagens e diferentes modos de conviver.
A área de Linguagens e tecnologias tem, assim, como princípio que a linguagem é estruturadora da condição humana. É por meio da linguagem que se instaura a subjetividade e a alteridade, processo possível devido ao inerente potencial humano de abstração e organização de códigos na produção de significados.
Com essa visão, a área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e ampliação das habilidades de uso e reflexão sobre as Linguagens. Portanto, consideram-se os fundamentos básicos de ensino e aprendizagem das Linguagens uma formação voltada a possibilitar umaparticipação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens. Para isso, priorizam-se três focos:
- A ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens;
- A identificação e a crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações;
- A apreciação e a participação em diversas manifestações artísticas, lúdicas e culturais e o uso criativo das diversas mídias.
Organização do pensamento e da fala
(1 aula semana)
O curso atende a um desejo humano fundamental, compreender e ser compreendido de maneira plena e respeitosa a partir da fala, do tom, do gesto. Compreendemos que a forma como falamos sobre qualquer assunto influencia diretamente na recepção dos nossos argumentos, portanto é premente que cuidemos da forma como nos portamos em situações nas quais o suporte para a mensagem é o próprio corpo, voz, postura, olhar, silêncio etc. Para isso o curso oferece simulações de práticas de expressão oral, debates, seminários, palestras, entrevistas e demais situações de discurso oral que forem solicitadas pelos estudantes.
A partir dessas experiências serão observados aspectos fundamentais para uma comunicação efetiva, como o respeito aos turnos de fala, a postura corporal adequada à cada situação, a fluidez da fala, dentre outras nuances ao observar e ser observado, os estudantes poderão refletir sobre a escolha das palavras, do tom de voz, dos gestos e reconhecer a agressividade nesses discursos. Alicerçados nessas experiências e consequentemente nessas reflexões, promoveremos a repetição dessas práticas a fim de exercitar formas de expressão oral que não violentem e nem calem o outro, que permitam minha escuta ativa e a fala responsável que deseja, não só dizer em tom de desabafo ou indignação, mas deseja falar ao outro, falar com o outro.
Conteúdo Programático:
- Basquetebol: regras, movimentos típicos (passes, drible, arremessos à cesta e bandeja), sistema de jogo: 2:12 e 2:2:1, nomes e distribuição em quadra, de acordo com as posições, táticas defensiva e ofensiva
- Futsal: regras, movimentos típicos (passes, condução, dribles, controle de bola e chutes ao gol), sistema de jogo 2:2 e 3:1, nomes das posições e distribuição em quadra, de acordo com as posições, táticas defensiva e ofensiva
- Handebol: regras, movimentos típicos (passes, dribles, saltos e arremessos ao gol), sistema de jogo 4:2, 6:0 e 5:1, nomes das posições e distribuição em quadra, de acordo com as posições, táticas defensiva e ofensiva
- Voleibol: regras, movimentos típicos (toques, manchetes, saques, saltos e cortada), sistema de jogo 6:0, 4:2 e 5:1, nomes das posições e distribuição em quadra, de acordo com as posições, táticas defensiva e ofensiva
Aprimorar a prática
(1 aula semana)
Com o intuito de aprofundar os conhecimentos dos esportes coletivos mais presentes nas práticas corporais dos estudantes do Colégio Santa Maria, a unidade curricular focará o trabalho nas questões relacionadas com os sistemas de jogos (e suas variações), estratégias, táticas, regras, além do refinamento das habilidades motoras e das capacidades físicas requisitadas pela prática dos jogos de basquetebol, voleibol, handebol e futsal.
Um aspecto muito importante na participação em jogos coletivos é a necessidade de interagir com o outro, pela troca de ideias, discussão de jogadas, cooperação e colaboração. Esses repertórios de habilidades socioemocionais envolvidas no desenvolvimento de jogos coletivos promovem um fortalecimento pessoal e coletivo, sendo, portanto, mais um foco de trabalho deste curso. Além de propiciar o aprofundamento e a análise crítica dos esportes elencados, o Laboratório de Esportes Coletivos capacitará os estudantes a exercer a função de capitães de suas
turmas no núcleo comum para a participação nos Jogos Interclasses.
Conteúdo Programático:
- Mímicas (expressão facial)
- Comunicação Não-violenta
- Ethos, Logos e Pathos (elementos retóricos na construção do discurso)
- Simulação de entrevistas de emprego
- Simulação talk show televisivo
- Simulação de talk show (podcast
- Palestras
- Apresentação de projetos
- Apresentação de produtos
- Coletiva de imprensa
- Debates
Interpretação da Linguagem cinematográfica
(1 aula semana)
Entre as inúmeras formas de arte que temos ao nosso redor, o cinema aparece como uma das mais próximas dos adolescentes. Os filmes, como forma de entretenimento principalmente, estão muito presentes no cotidiano de nossos jovens. No entanto, muitas vezes, faltam-lhes ferramentas para aproveitar tudo que uma boa obra cinematográfica oferece. Assim, este curso é estruturado na prática da leitura fílmica, da interpretação de filmes, fornecendo instrumentos para que os alunos desenvolvam uma capacidade mais profunda de percepção em relação a obras cinematográficas. Desse modo, poderão entender o cinema como elemento significativo socialmente, capaz de revelar muito sobre o meio em que vivemos e, ao mesmo tempo, influenciar a sociedade que constantemente construímos. É necessário perguntar-se, por exemplo, por que os filmes de super-heróis dominaram o cenário cinematográfico atual. Ou por que a saga Harry Potter transformou-se no fenômeno que todos presenciamos. Não são respostas simples, mas são importantes a fim de compreender melhor nossa sociedade e, também, algumas de nossas necessidades mais profundas.
Conceitos como “arquétipos junguianos”, “jornada do herói”, “funcionamento dos símbolos na narrativa”, “metalinguagem no cinema” e outros serão importantes para construir uma base conceitual que permita analisar não só todos os filmes tratados durante o curso, mas qualquer obra cinematográfica que seja rica o suficiente para fornecer uma leitura mais profunda. Dessa maneira, a cada vez que nossos alunos forem ao cinema assistir a um bom filme, aproveitarão muito mais a experiência e sairão enriquecidos, com uma visão mais ampla de arte e de realidade.
Conteúdo Programático:
- O papel social do cinema – a importância das narrativas para o ser humano
- Níveis de leitura de uma obra cinematográfica – da leitura superficial a uma leitura mais significativa
- A metalinguagem no cinema
- Os arquétipos junguianos na narrativa fílmica
- A presença do conceito de Jornada do Herói nos roteiros de cinema
- O que são e como funcionam os mitos
- O cinema como recriador de mitologias
- O conceito de Bliss, segundo Joseph Campbell
- Conceitos de utopia e distopia
- O cinema distópico e as distopias adolescentes (Jogos Vorazes, O doador de memórias, Divergente etc.)
- Motivos para o sucesso do cinema de super-heróis
Experiência coletiva com a música a partir do corpo
(1 aula semana)
O curso visa à promoção de um espaço de experimentação, troca e criação expressiva, sobretudo musical, a partir da experiência com o corpo. Construir e perceber discursos a partir da exploração das possibilidades de som e movimento do corpo. O controle social, na sociedade contemporânea, dá-se também por uma relação com o corpo – processo no qual a escola, como instituição, não é isenta. Assim, faz-se necessário possibilitar um olhar crítico para este corpo: como posso expandir suas possibilidades de ser, como posso promover com ele inquietação, como posso promover uma vivência mais plural.
Não só isso, o corpo entre nós é produzido para estar só: a experiência coletiva com ele é limitada à experiência do eu na multidão. O comum, que se constrói por exemplo na experiência do mutirão, da dança tradicional, do canto de trabalho, do ritual, é a exceção na sociedade racionalista e produtivista em que vivemos. Quando temos a experiência corporal coletiva, ela dá-se como competição. A música se apresenta, neste contexto, como possibilidade de romper com alguns desses hábitos arraigados. Como experiência expressiva, ela dá-se com e para o outro. É na abertura para o comum que se constrói o cerne da experiência da música. Assim, o curso se propõe a uma experiência de indivíduos singulares em um projeto comum. Para tanto, é preciso dar voz ao corpo: escutar o corpo com suas demandas; escutar o corpo com seus sons. É preciso desnaturalizar esse corpo, percebendo o que há de socialmente constituído, em termos de gestual e de expectativas sociais. Com isso eu posso encontrar com o outro, ressoar minhas experiências e significados no outro, construir um discurso com o outro; jogar, abrir-me para a experiência, abrir-me para o inaudito, aceitar o desafio de ouvir o outro de um novo modo.
A metodologia para essa pesquisa está apoiada na ideia do lúdico como experiência estética: é a partir do jogo que se elaborará a experiência e a reflexão. Para tanto, serão utilizados conceitos e práticas do clown, do teatro do oprimido, da música tradicional. Conhecer elementos do repertório gestual e sonoro de tradições brasileiras permite- nos uma relação diferente com esse corpo e com os contextos sociais e estéticos em que se originam. Desnaturalizando a voz e o corpo, explorando seus limites e suas potencialidades, têm também uma possibilidade de abertura para a diversidade. O curso passa também por um encontro com categorias fundamentais da música – como tom, ritmo, altura, andamento, tempo – que nos permitem desenvolver uma escuta mais complexa da música como um discurso, tanto para sua apreciação quanto para sua produção.
Conteúdo Programático:
- Prática coletiva musical, incluindo elementos como o jogo, o protagonismo, a escuta, a improvisação, o autocontrole
- Elementos musicais básicos: andamento, timbre, rítmica, tom, melodia
- Iniciação a elementos musicais complexos: arranjo, harmonia, abertura de Percussão corporal e ritmos brasileiros
- O uso da voz como elemento musical e expressivo
- A música como discurso social: elementos mais e menos visíveis. Música tradicional e música de mercado
- Aprofundamento na rítmica e no cancioneiro tradicional brasileiro, sobretudo da matriz afro-brasileira
- A música na cultura popular brasileira: a nas festas populares, nos cultos religiosos, como espaço de resistência e de produção de um horizonte simbólico
- Elementos musicais básicos: andamento, timbre, rítmica, tom, melodia
- Iniciação a elementos musicais complexos: arranjo, harmonia, abertura de vozes
- O uso da voz como elemento musical e expressivo
- A música como discurso social: elementos mais e menos visíveis. Música tradicional e música de mercado
Influências culturais em língua inglesa
(1 aula semana)
O objetivo da unidade curricular Núcleo de Estudos Pop Culture é o de discutir produções culturais que marcaram e ainda marcam a nossa maneira de enxergar o mundo. Por meio de músicas, filmes, clipes e outras obras de arte, serão desenvolvidos debates, estudos e
pesquisas em língua inglesa sobre atitudes adotadas por várias gerações diante de conflitos sociais ou pessoais.
A cultura popular surge graças à interação contínua entre pessoas de diferentes regiões, em diferentes épocas, e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao ambiente que o cerca. O Núcleo de Estudos de Pop Culture é o espaço ideal para identificar as manifestações culturais e perceber o quanto influenciam nossas atitudes.
Conteúdo Programático:
- Baby Boomers generation – post war, generation gap, customs (clothing, music, art)
- Evolution of technology – Television
- Pop Art – origin and influences – different styles and consequences
- 1960’s – The revolution Years – The British Invasion
- Counterculture – The Hippie Movement / The Punk Movement
- 1980’s – Entertainment and technology – the history of video games blockbuster movies, franchises (Star Wars, Indiana Jones, Rocky)
- 1990’s – The Grunge movement / Music Channels – MTV, VH1
- 2000’s – Social networks – Biographies – Mark Zuckerberg/Steve Jobs
A palavra e a busca de mim
(1 aula semana)
Estamos sempre em busca de nós mesmos. Para tanto, a palavra é fundamental. No caso da primeira série, em função da idade, as inseguranças estão sempre presentes diante da própria figura, diante do próprio jeito de ser, de se conduzir e de ler o mundo. Assim, entrar em contato com autores que se desvelaram, que se mostraram por inteiro, sem amarras, sem dedo da própria fragilidade é um suporte para a própria auto aceitação e, a seguir, expressão de si mesmo.
Para tanto, Camões, Shakespeare, Machado, Augusto dos Anjos, Raul Seixas, Freddy Mercure, Madonna, Verlaine, Guimarães e tantos outros autores serão os inspiradores para essa busca pela própria palavra, para o encontro desse estado de ser que ainda precisa desabrochar. Temos o objetivo de levar à descoberta de autores que se desnudaram como seres humanos e possibilitam nos entender na essência de sermos seres humanos..
Conteúdo Programático:
- Leitura e interpretação de textos
- Estudo da coesão, coerência, concisão e clareza na construção de textos produto
- Relato pessoal
- Diário pessoal
- Comentário
- Carta de leitor
- Entrevista
- Poema
- Análise e Síntese