NÚCLEO BÁSICO COMUM

11 unidades curriculares com 18 aulas semanais de 75′. *Unidades obrigatórias segundo os órgãos públicos.

LÍNGUA PORTUGUESA*

(3 aulas/semana de 75′)

Reflexão e análise da função social da linguagem, por meio de mecanismos de análise crítica, visando a uma postura interativa e responsável frente à própria cidadania.

MATEMÁTICA*

(3 aulas/semana de 75′)

Integração do pensamento numérico, algébrico e geométrico na interpretação, modelagem e resolução de problemas contextualizados.

BRASIL NA AMÉRICA LATINA

(2 aula/semana de 75′)

Construção do Estado brasileiro e suas relações: proximidades, conflitos, projetos de colonização e independência.

LÍNGUA INGLESA*

(2 aulas/semana de 75′)

Integração da leitura, escrita, escuta e oralidade para a comunicação efetiva no mundo e ampliação da pesquisa.

ENERGIA, TERRA E UNIVERSO

(1 aula/semana de 75′)

A natureza das interações entre espaço, tempo, matéria e energia nos fenômenos físicos, químicos e biológicos e suas aplicações tecnológicas.

METRÓPOLE DO MOVIMENTO

(1 aula/semana de 75′)

São Paulo como particularidade da globalização.

OFICINA DE CORPO EM MOVIMENTO

(1 aula/semana de 75′)

Práticas corporais de diferentes grupos culturais para ampliar o repertório de movimentos, aumentar o acervo motor e assumir um estilo de vida ativo.

MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES

(1 aula/semana de 75′)

Um olhar para os fenômenos químicos, físicos e biológicos na natureza e nos sistemas produtivos.

FILOSOFIA E ESTUDOS POLÍTICOS

(1 aula/semana de 75′)

Análise de teorias políticas a partir de reflexões éticas sobre a construção da imagem do povo brasileiro.

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

(1 aula/semana de 75′)

Estudo, reflexão e práticas sobre o aprender, produzir, compartilhar e comunicar na cultura digital.

BIODIVERSIDADE

(1 aula/semana de 75′)

Entre o micro e o macro, abordagens sistêmicas da vida como fenômeno.

ITINERÁRIOS DAS ÁREAS

Conjunto de Unidades Curriculares divididas em Três Áreas Formativas, cujos instrumentos específicos aprofundarão os conhecimentos estruturantes e ampliarão as diferentes linguagens/conceitos em contextos sociais e de trabalho. O estudante escolhe 1 dos percursos. 

(6 aulas semanais de 75´ por área.)

ITINERÁRIOS DAS ELETIVAS

Conjunto de 16 unidades curriculares diversas que complementam diferentes aspectos de desenvolvimento do aluno em suas dimensões pessoal, profissional e social. 
O estudante escolhe 8 unidades e fará 4 delas.

CARGA HORÁRIA

A carga horária da 1ª série é calculada com base na somatória das unidades curriculares que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), que regulamenta a Educação no Brasil, onde as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres. O curso terá 26 aulas semanais de 75′.

Práticas investigativas em laboratório

A Química é uma ciência experimental que requer muita observação e análise, num constante diálogo entre teoria e prática. Por meio de atividades laboratoriais, o curso proporcionará o desenvolvimento de habilidades e técnicas experimentais que contribuirão para que a(o) aluna(o) possa desenvolver um trabalho de análise das propriedades físico- químicas de um produto comercial. 

Conteúdo Programático:

  • Normas básicas de segurança em laboratório
  • Vidrarias e equipamentos básicos de laboratório
  • Aferição de vidrarias
  • Determinação da densidade de sólidos e líquidos
  • Preparo de soluções
  • Análise do teor alcoólico em amostras de bebidas comerciais
  • Fundamentos de eletroquímica
  • Fundamentos de titulação
  • Determinação da concentração de uma solução via espectrofotometria (uv/vis)

Alimentação saudável e qualidade de vida

O medo irracional de engordar, ingestão de enormes quantidades de comida e obsessão por dietas saudáveis sugerem sinais de distúrbios ou transtornos alimentares. Tais comportamentos podem surgir de uma visão distorcida da alimentação e do alimento. O objetivo dessa eletiva é aprofundar os fundamentos da alimentação e nutrição em seus aspectos bioquímicos, fisiológicos do corpo humano, compreender a relação entre a nutrição adequada, o desenvolvimento do indivíduo durante a adolescência e a prevenção de doenças relacionadas a alimentação inadequada.  

Conteúdo Programático:

  • Transformações físico-químicas no trato digestório humano
  • Absorção intestinal e as suas respectivas funções no metabolismo celular
  • Origem e função dos macro nutrientes, como as proteínas, carboidratos, lipídios e dos micronutrientes como, sais minerais e vitaminas

A ciência na cozinha

Por que, exatamente, cozinhamos da forma como cozinhamos? Você tem curiosidade sobre a ciência que há por trás do que acontece com a comida enquanto a preparamos? Por que o bife ao ponto é tão popular? A nossa cozinha é um grande laboratório onde acontecem as mais variadas transformações químicas, físicas, biológicas e, o melhor de tudo, nesse caso, é que são comestíveis! Uma brincadeira gostosa, levada a sério, na qual iremos colocar a mão na massa, ou seja, investigar a química dos alimentos e as transformações físico-químicas que ocorrem quando cozinhamos, dando forma e sabor às delícias do nosso dia-a-dia, do café da manhã ao jantar.

De lácteos, pães, verduras, ovos e sopas aos diferentes tipos de carnes, massas e especiarias, todos os regentes ou os ingredientes imprescindíveis em qualquer cozinha-laboratório terão seus segredos revelados. Conheça o cientista que há em você, pois quando entramos na cozinha, nos transformamos, sem saber, em químicos, físicos e, até mesmo, em grandes chefs!

Conteúdo Programático:

  • Investigação científica
  • Fundamentos de química orgânica e reações orgânicas
  • Fundamentos de bioquímica
  • Fundamentos de físico-química

Deixe a sua imaginasom fluir

Nessa unidade curricular, a/o estudante terá a oportunidade de se aprofundar nos conceitos de Ondulatória, Óptica e Acústica. Por meio do estudo do som a/o estudante poderá criar e produzir diversas trilhas de áudio com programas de edição. Na parte da óptica o estudo estará no aprofundamento dos recursos de máquinas fotográficas e filmadoras. Sempre visando aprofundar os conceitos físicos relacionados aos temas.

Conteúdo Programático:

  • Ondulatória
  • Acústica
  • Óptica

Processos de Construção

O Desenho Geométrico é base indispensável para a construção e o embasamento para o entendimento e compreensão dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio, atingindo diretamente a Geometria Plana, Analítica e Espacial.

Constitui uma ferramenta importante para a compreensão da geometria, pois disponibiliza técnicas construtivas que demonstram as propriedades geométricas e a correta utilização e manuseio dos equipamentos, como os esquadros e o compasso. Essa eletiva também ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento divergente, a organização e a criatividade, bem como auxiliar na coordenação motora.

Conteúdo Programático:

  • Construção de figuras planas
  • Determinar baricentro, incentro e ortocentro
  • Homotetia

Clube de Astronomia do Santa

O Clube de Astronomia do Colégio Santa Maria (CASa) é um espaço de pesquisa, aprofundamento, observação, realização de projetos e debates com o intuito de desenvolver ferramentas para compreender e valorizar a dinâmica do Universo, despertando o interesse pela investigação científica, desenvolvendo o raciocínio sistêmico e aprofundando o repertório astronômico. Prepara, também, para as olimpíadas nacionais (OBA) e internacionais de Astronomia.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentos da Astronomia
  • Origem e componentes do Sistema Solar
  • Sol e evolução estelar
  • Galáxias
  • Cosmologia
  • Arqueoastronomia e Etnoastronomia
  • Astronáutica
  • Astrofísica
  • Práticas do céu (observações noturnas e diurnas)
  • Atualidades em Astronomia

Discussão das mídias e tecnologias dentro da dinâmica da globalização

O mundo moderno tem sido marcado por uma série de transformações políticas, tecnológicas e ambientais que tem se intensificado ao longo das últimas décadas modificado a forma como as pessoas compreendem e vivem a realidade. Se no início do século XX a comunicação entre as pessoas era baseada principalmente no uso das cartas e dos telégrafos e as informações chegavam até estas por meio do cinema e do rádio, na segunda metade deste mesmo século a situação mudou drasticamente. Foi principalmente após a segunda guerra mundial que as principais formas de tecnologia da comunicação se desenvolveram, a televisão e mais recentemente a internet modificaram a forma como a cultura, o consumo e as opiniões públicas se manifestam, provocando uma transformação radical na forma que as pessoas entendem o mundo e se manifestam nele. Este processo, posteriormente compreendido como parte integrante da globalização, permite entender as contradições políticas e sociais de uma sociedade hiperconectada.

Considerando isso, o presente curso pretende resgatar, através de vídeos, imagens e textos, elementos para a compreensão das transformações no papel da mídia e do trabalho, possibilitando assim entender como a informação é produzida, como ela circula e de que maneira as relações de trabalho foram alteradas com as
inovações tecnológicas.

Conteúdo Programático:

  • Revoluções industriais e mudanças nas formas de comunicação
  • Meios de comunicação e a fabricação da opinião pública
  • Papel político das redes de comunicação (rádio, jornal, televisão e internet)
  • Influência política das redes sociais nas eleições
  • Fabricação do consentimento (estratégias de indução do comportamento social)
  • Democratização da comunicação
  • As cidades conectadas e a indústria 4.0
  • Tecnologia e espionagem (segurança digital e controle social)

Uma proposta de simulações

O curso se propõe a refletir sobre as Relações Internacionais como uma objeto de estudos das Ciências Humanas, mediado por exercícios de simulações. As RI são um campo de análise relevante para as ações humanas, para a política contemporânea e a vida dos povos; nelas estão imbricadas problemáticas éticas, políticas, históricas, geográficas, econômicas, filosóficas. É necessário lançar mão de um amplo repertório de conceitos e procedimentos metodológicos da área das humanidades para que possamos desenvolver uma compreensão mais apurada e crítica dos fenômenos internacionais, o que contribui tanto para uma formação acadêmica mais rica de alunas e alunos, quanto para uma atuação na construção de seus projetos de vida, que esteja mais consciente de fenômenos de larga escala que lhes circundam.

Partindo da experiência concreta da vida contemporânea, da leitura de notícias e análises de eventos internacionais e também de eventos históricos ricos em complexidade de análise, desenvolveremos reflexões sobre temas como soberania, hegemonia, competição e cooperação, desigualdades regionais e globais, os apátridas, genocídio, guerra civil. Problematizaremos o papel das nações, organismos internacionais (como ONU, Mercosul, União Europeia, FMI, Banco Mundial); dos atores transnacionais (como empresas); e de movimentos
sociais na construção de uma agenda internacional, e do conjunto de pressões e relações que estruturam as relações entre países.

Propomos historicizar as Relações Internacionais como um campo de estudo: como ciência que se desenvolve sobretudo a partir do século XX com origem na Inglaterra e Estados Unidos, vinculada à atuação destes países como hegemônicos no contexto global; pensar quais as implicações teóricas e empíricas desta origem. A partir daí, podemos conhecer uma diversidade de modelos teóricos para pensar as relações internacionais: uma perspectiva realista (Hobbes, Maquiavel, Morgenthau, Aron); liberal (Locke, Kant, Keohane); ou marxista (Marx,
Gramsci, Cox, Linklater). Conhecendo seus objetos de estudo e seus pressupostos, as características inerentes a suas filiações teóricas, podemos pensar sobre seu alcance e seus limites. Ademais, buscaremos pensar em que esses pressupostos
podem ser questionados por teorias vindas de outros contextos, sobretudo o Sul global (como em Gandhi e Fanon).

O curso terá como prática central a leitura de notícias, documentos oficiais e o trabalho com textos teóricos e conceitos; o debate em sala de temas e problemas contemporâneos; e o exercício de simulações. Nestas, somado ao caráter lúdico da experiência, buscar-se-á a coerência com o contexto e as posições dos países e agentes: perceber que a ação humana, ainda que aberta para o contingente, está sempre balizada por interesses e condições circunscritas historicamente.

Conteúdo Programático:

  • Introdução aos pressupostos de método em Ciências Humanas. O que é uma teoria? Como pode haver mais de um tipo de teoria? O que é um conceito ?
  • Introdução aos conceitos políticos básicos: Estado-nação, soberania, legitimidade, direitos. Reflexão acerca de seu surgimento e das suas implicações
  • O surgimento da ONU – seus compromissos, pressupostos, mecanismos de decisão
  • Linhas teóricas nas Relações Internacionais: o realismo e o idealismo- liberalismo
  • A violência (dentro e fora do Estado) como um problema nas relações internacionais.A questão da violência no pensamento de Gandhi e Fanon

A periferia viva na poesia, no grafite e no teatro na São Paulo contemporânea

Não é possível falar em protagonismo ou cultura juvenil, sem olhar para as dinâmicas e produções culturais periféricas. Na relação com esse espaço, na relação com a cidade, a juventude se comunica e partilha experiências diversas de arte, literatura e música num processo vivo, marcado por aproximações e distanciamentos.

A escola, como experiência de sociedade e espaço privilegiado de construção do pensamento científico e crítico, não pode se furtar de um diálogo constante com a juventude, com suas linguagens, mas deve propor, também, percepções mais complexas dessas dimensões.

Pensar a produção de uma cultura periférica, pungente e dinâmica, é extrapolar os muros da cidade, que provoca os ouvidos, que alimenta os debates. É também perceber que a literatura marginal e as bienais de arte e feiras literárias estão mais próximas do que imaginamos, bem como é reveladora de marcadores sociais da desigualdade, como classe, raça, gênero e geração.

A falsa dicotomia, que ressalta a existência de uma cultura “superior”, presente em museus e nos centros econômicos, necessita de uma investigação mais acurada, pois revela elementos de uma sociedade desigual, herdeira de concepções coloniais e etnocêntricas. O Slam das minas, a rima das ruas e dessas vozes femininas da periferia, apresenta lirismo e dor como a poesia de Conceição Evaristo.

Em diálogo com a proposta da BNCC, o curso propõe analisar a produção de diferentes aspectos da cultura juvenil nas periferias da cidade de São Paulo, contextualizando suas ambiguidades e complexidades de conceitos e sujeitos envolvidos. Como metodologia, se faz presente a prática constante da leitura, da presença em sarais de poesia, o registro fotográfico e debate sobre grafite, a participação no teatro de companhias ditas “marginais”. 

Conteúdo Programático:

  • Cultura e Contracultura: conceitos e histórico no Brasil do século XX
  • Samba
  • Rock e Rap
  • Grafite e arte de rua
  • Literatura Marginal e Saraus periféricos
  • Cinema e Documentários alternativos

Vivências, trocas e ações na zona sul de São Paulo

Inserir-se na sociedade pressupõe a construção de um olhar que ultrapassa a identificação de si como sujeito de desejos, deveres e direitos e se atenta a olhar as pessoas, povos, culturas e experiências que o cercam a partir de sua humanidade. Trata-se de priorizar o conhecimento de ações coletivas, de como os seres humanos se juntam para agir de forma política, isto é, visando o bem comum da coletividade.

O objeto de estudo prioriza a reflexão histórica de organizações da sociedade civil, nos seus movimentos sociais – institucionalizados ou não – que se constroem publicamente e independente da esfera estatal. A questão que se apresenta é entender como e por que grupos sociais se formam objetivando agir socialmente em benefício comum e que não encontram no Estado a solução para suas necessidades.

O recorte espaço-temporal privilegiará os coletivos edificados ao longo da República Brasileira, cuja atuação se apresentou como um questionamento das assimetrias e desigualdades que caracterizam a experiência Brasileira, notadamente os movimentos em prol de moradias, acesso à terra, saúde, educação e na defesa do meio ambiente. 

Conteúdo Programático:

  • Política, participação e cidadania
  • Liberdade de expressão e acesso a palavra
  • Desigualdades aplicadas ao contexto social vivido
  • Movimentos Sociais e ONGs

Da definição de “normal” ao controle estatal

Somos ensinados, desde que nascemos, a nos classificarmos de acordo com padrões culturais que, com frequência, acabam por perpetuar diferentes preconceitos e violências. Diante disto, como superar tal problema e promover a equidade pelo próprio respeito à diversidade? Este curso pretende contribuir neste aspecto ao elucidar os processos de produção e reprodução das ditas noções de “normalidade”, tomando como referência a definição de loucura e as imposições que partem do âmbito estatal e perpassam as mais diversas experiências individuais.

Ao mesmo tempo, discutiremos como desconstruir padrões que promovam violências tomando como base teórica os trabalhos de Michel Foucault e de Hannah Arendt.

Conteúdo Programático:

  • Desnaturalizar o que, em diferentes épocas, é considerado ou não como “normal”, passando por critérios de raça, gênero, religião e estética
  • Analisar as profundas relações entre definições de loucura e projetos de dominação política e cultural;
  • Analisar a proposta de intervenção militar em comunidades e, também, a de desmilitarização da polícia
  • Entender como as ciências podem ser usadas para refinar as ferramentas de vigilância e punição em diferentes instituições
  • Relacionar as imposições de normalidade com o que Hannah Arendt denominou como “banalidade do mal”
  • Elaborar um estudo de caso sobre os aspectos positivos e negativos da intervenção governamental

Jogos e Criação

O curso eletivo de ”Oficina de teatro – Jogos e Criação” é um espaço para experimentar jogos dramáticos, improvisos, construção de cenas, trabalhos corporais, a fim de criar coletivamente um exercício cênico inspirado a partir de uma escrita própria, conto, dramaturgia, depoimento, à depender da escolha do
grupo. Dentre os objetivos do curso destaca-se:

  • O trabalho artístico na criação coletiva,
  • O trabalho corporal e vocal no exercício criativo,
  • O desenvolvimento da expressão pessoal.

A vivência num grupo de teatro propicia o contato aprofundado consigo e com o outro a fim de despertar um olhar mais empático para os colegas e uma ação transformadora no mundo.

Conteúdo Programático:

  • Exercícios de improvisação
  • Corpo e alongamento
  • Voz e aquecimentos vocais
  • Criação de personagem
  • Leituras Dramáticas
  • Construção de cenas e linguagem cênica
  • Rádio Novela
  • Saídas facultativas ao teatro
  • Escolha de possível texto, conto ou situação para exercício de montagem.

Núcleo de Estudos Midiáticos do Santa Maria

A quantidade de informações que nos atinge cotidianamente vai aumentando de uma maneira que era inimaginável há algumas décadas. Com a chegada e o desenvolvimento cada vez mais rápido do universo digital, tornou-se mais importante ainda entender melhor como funciona esse tecido midiático que nos cerca. Afinal, esse emaranhado de informações dos meios de comunicação tem papel significativo na formação da nossa subjetividade, no modo como enxergamos e interpretamos a realidade, principalmente quando se trata de adolescentes, pessoas em pleno desenvolvimento de sua capacidade de lidar com significados mais abstratos.

Desse modo, o NEMiS, que há 17 anos existe como grupo de estudos no colégio Santa Maria, transforma-se agora numa unidade curricular eletiva, com o objetivo de estudar as mídias (principalmente do universo digital) nas suas dimensões social, cultural, política e econômica. Assim, com uma análise aprofundada de elementos como internet, cinema, televisão, redes sociais, entre outros, busca-se ajudar nossos adolescentes a desenvolver sua capacidade de compreender melhor o mundo, podendo, então, fazer escolhas muito mais conscientes.

Conteúdo Programático:

  • Uma questão conceitual: mídia ou mídias?
  • Por que estudar as mídias?
  • A revolução digital e seus impactos na nossa percepção de realidade
  • A Internet – o mundo conectado
  • As redes sociais – maldição e benção
  • O fenômeno dos haters
  • Os conceitos de público e privado na era digital
  • Inteligência artificial – rumo à utopia ou à distopia?
  • O deslizar e o clicar cotidianos – o mundo percebido por meio de telas
  • Videogames – de diversão superficial a ferramenta de reflexão
  • Cinema na era digital – por que ainda precisamos de filmes?
  • Liberdade, representatividade e responsabilidade na era digital
  • A televisão ainda tem espaço na era do YouTube?
  • Livros e jornais físicos estão destinados à morte?
  • Publicidade em tempos de Internet – nós somos o produto

Transformação de ideias criativas em projetos inovadores

A eletiva Inovação e Criatividade parte do questionamento sobre o conceito de criatividade e inovação, tendo como pano de fundo a ideia de que criatividade não é um dom, mas sim, uma habilidade a ser desenvolvida. Nesta perspectiva, esta unidade curricular propõe atividades teórico/práticos de desbloqueio criativo, concepção e inovação disruptiva, na busca de ideias e soluções concretas para o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos que aproximem os estudantes de problemas reais da atualidade. Por meio de situações-problema, uso de metodologias participativas e a combinação de ferramentas e processos, a eletiva irá exercitar novos modelos para pensar, criar e inovar na atualidade.

Pautada nos pilares de empatia, colaboração e experimentação (prototipação) e dos 5P’s da aprendizagem criativa (projetos, parcerias, paixão, propósito e pensar/compartilhar), a eletiva de Inovação e Criatividade utilizará abordagens do Design Thinking, Challenge Problems, Aprendizagem por Projetos, Pensamento Divergente/Convergente, Mudança de Mindset (Aprender/Desaprender/Aprender) entre outras, todas elas com o objetivo de mostrar que qualquer um pode ser criativo e propor intervenções que transformem a sociedade na qual estamos inseridos.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos: criatividade e inovação
  • O processo criativo
  • Pensamento Convergente/Divergente
  • Etapas da Solução criativa de problemas: análise, desenvolvimento de soluções e implementação
  • Exercícios – Bloqueios/Desbloqueo à criatividade
  • Ferramentas/Abordagens para geração de ideias: Design Thinking, Aprendizagem Criativa, Challenge Problems, Aprendizagem por Projetos, Gamificação, Brainstorming, Lista de atributos, Scamper, Mapa Mental, Matriz Morfológica, Nove janelas, Método 365.

Construindo Caminhos

O curso eletivo Escolha Profissional tem como objetivo ser um espaço de tempo para pensar, discutir e pesquisar coletivamente os diversos campos profissionais que a sociedade contemporânea oferece a fim de preparar os estudantes para suas próprias escolhas diante de um mercado de trabalho em constante mudança. A escolha de um curso de graduação implica a escolha de um modo de vida, portanto pensar, discutir e promover a reflexão a respeito do porquê de uma escolha e não de outra traz como consequência o amadurecimento de um olhar incipiente sobre os motivos pelos quais cada um escolhe determinado campo.

Pensar a própria escolha, suas relações econômicas, afetivas, familiares, requer ressignificações que serão discutidas e pensadas coletivamente a fim de provocar deslocamentos, dúvidas e consequentemente pensamento crítico sobre a trajetória a ser escolhida por cada um.

Conteúdo Programático:

  • Construção da escolha dos temas a partir do interesse do grupo
  • Universidade pública/ Universidade particular
  • Vestibular
  • Modo de vida e escolha profissional
  • Pesquisas sobre o campo profissional
  • Debate sobre dilemas éticos relacionados às profissões
  • Interesse financeiro e satisfação pessoal: como conciliar?

Treinamento Desportivo

O Clube de Voleibol busca desenvolver e ampliar o repertório motor das/os alunas/os, por meio de movimentos específicos da modalidade, a fim de melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades motoras e capacidades físicas. Além disso, a unidade curricular busca proporcionar mais um espaço de aprendizagens e troca de conhecimento entre as/os alunas/os, visando à participação em jogos amistosos e torneios interescolares.

Conteúdo Programático:

  • Revisão das regras
  • Gestos dos árbitros
  • Técnicas para execução dos fundamentos: toque, manchete, saque (por baixo, por cima, balanceado e viagem), cortada (na ponta, meio de rede e ataque do fundo), bloqueio (individual e em dupla)
  • Sistema 4:2 simples e sistema 5:1
  • Nomes e movimentos específicos das posições de acordo com os sistemas de jogos
  • Definição das posições de acordo com as características físicas e motoras das/os alunas/os
  • Sistema ofensivo (ataque)
  • Sistema defensivo (defesa)
  • Assistir jogos profissionais pela televisão e ao vivo (fazer análises e discussões)
  • Realização de jogos amistosos
  • Participação em torneios entre escola