2ª Série - Itinerários das ÁREAS
Ciências da Natureza/Matemática e suas Tecnologias
A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias propõe ampliar, aprofundar e sistematizar as aprendizagens essenciais já adquiridas de modo que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para enfrentar desafios contemporâneos.
Isso significa focalizar a interpretação de fenômenos naturais e processos tecnológicos de modo a possibilitar aos estudantes a apropriação de conceitos, procedimentos, modelos explicativos estruturantes e linguagens específicas (nomenclaturas, simbologias e modelos algébricos) dos diversos campos das Ciências da Natureza.
Tendo como ponto de partida a articulação das dimensões macroscópicas aos fenômenos químicos, físicos e biológicos que ocorrem em nível microscópico, a área propõe a construção um repertório científico significativo, caracterizado pelo aprofundamento conceitual nas temáticas estruturantes: Matéria, Energia, Vida, Terra e Universo, consideradas essenciais para que competências investigativas, cognitivas, comunicativas, pessoais e sociais possam continuar a ser desenvolvidas e mobilizadas na resolução de problemas e tomada de decisões.
Pretende-se integrar as temáticas de modo que os estudantes compreendam de forma mais ampla os processos estudados, o que exige a escolha de situações-problema que permitam a aplicação de modelos com maior nível de abstração e a elaboração de propostas de intervenção em contextos mais amplos e complexos. Além disso, os enfoques pedagógicos escolhidos propõem que os estudantes aprofundem e ampliem suas reflexões a respeito dos impactos da ação humana na qualidade de vida individual e nos níveis local e global, considerando implicações socioambientais, políticas e culturais do uso do conhecimento científico e da tecnologia, tanto no que concerne aos meios de produção e seu papel na sociedade atual, como também em relação às perspectivas futuras de desenvolvimento tecnológico, inclusive no âmbito das políticas públicas.
O estudo da Matemática no Ensino Médio envolve a consolidação do pensamento matemático, integrando as dimensões numérica, algébrica e geométrica na interpretação, modelagem e resolução de problemas contextualizados, na perspectiva de sua aplicação à realidade.
Isso significa recorrer aos conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los e elaborar modelos explicativos, o que exige e a compreensão e o uso da linguagem matemática como representação significativa e dinâmica que se articula permanentemente com outras formas de expressão.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam o pensamento não-determinístico e as habilidades de representação, construção de modelos e resolução de problemas cada vez mais sofisticados.
Para que esses propósitos se concretizem, o curso recorre a estratégias que estimulem e provoquem processos de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar criativos, analíticos e sistêmicos.
Três pares complementares de competências constituem os eixos norteadores da ação pedagógica:
linguagem matemática como meio de expressão e de compreensão da realidade;
problemas matemáticos como instrumentos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da argumentação/ decisão;
objetos matemáticos como recurso para a compreensão da permanente articulação entre as abstrações e a realidade concreta.
Natureza, sociedade e economia
(2 aulas/semana)
O curso fornece suporte e ferramentas para as unidades curriculares das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Tem o objetivo de retomar e ampliar as habilidades e conteúdos trabalhados em anos anteriores, reforçar os principais conceitos matemáticos e aplicá-los a situações-problema do cotidiano destas áreas.
Conteúdo Programático:
- Revisão;
- Suporte e aprofundamento em Geometria Plana;
- Progressões;
- Análise Combinatória;
- Probabilidade e Trigonometria.
Da matéria-prima ao produto final
(1 aula/semana)
Esta unidade curricular proporcionará o conhecimento necessário para compreender os processos envolvidos desde a obtenção da matéria prima até o produto final para o consumidor. O conhecimento adquirido com o estudo das transformações da matéria será utilizado para investigar os fenômenos químicos envolvidos nos processos produtivos, relacioná-los com aspectos econômicos e analisar criticamente as informações veiculadas na mídia.
Ter consciência de suas escolhas, incluindo o uso da tecnologia, permite que a/o estudante saia de uma postura passiva e passe a atuar sobre os problemas que nos afetam de forma proativa, exercendo efetivamente seu papel de cidadã/cidadão.
Conteúdo Programático:
- Química, sociedade e consumo;
- Transformações químicas;
- Termoquímica;
- Eletroquímica;
- Estequiometria;
- Química Ambiental.
Vivenciando a física no cotidiano
(1 aula/semana)
A partir de problematizações trazidas pelas/os estudantes e de assuntos abordados pelas unidades curriculares da Área de Ciências da Natureza, o curso tem o intuito de explorar as situações do cotidiano, na perspectiva dos fenômenos físicos, por meio da análise de notícias e de experimentos que permitam questionar mitos e verdades, construindo uma visão criteriosa e ampliada dos fenômenos relacionados à Física no dia a dia.
Conteúdo Programático:
- Mecânica;
- Física Térmica;
- Eletricidade;
- Eletromagnetismo;
- Óptica;
- Ondas e Física Moderna.
Analisando os objetivos de desenvolvimento sustentável
(1 aula/semana)
O plano de ação para a erradicação de problemas sociais, ambientais e de saúde, proposto pela Organização das Nações Unidas, estabeleceu a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na tentativa de garantir a vida com dignidade para as sociedades futuras.
A unidade curricular pretende apresentar aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que possuem como eixo central temas relacionados ao bem estar físico e mental da população, erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de
gênero, acesso à água potável e saneamento, consumo e produção sustentável, dentre outras políticas públicas globais que venham assegurar a proteção duradoura do planeta, de seus recursos naturais e da população global.
Serão abordados os conceitos fundamentais da Biologia relacionados à temática de forma integradora com os fenômenos químicos, utilizando situações- problema a partir das temáticas interdisciplinares.
Conteúdo Programático:
- Análise dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, aplicados aos conceitos fundamentais da Biologia.
Da nascente ao copo
(1 aula/semana)
Um problema. Muitas ideias. Propostas para transformar o meio.
O projeto tem como ênfase promover o protagonismo das/os estudantes e ampliar sua capacidade de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado por meio da realização de práticas e produções científicas.
O tema “água” será o eixo para o desenvolvimento da unidade curricular para permitir a integração dos conhecimentos das Ciências da Natureza e relacioná-los com os aspectos sociais, ambientais e econômicos na compreensão das questões locais e globais.
Conteúdo Programático:
- Água – uma visão integrada (fenômenos físicos e químicos);
- Meio ambiente;
- Biodiversidade;
- Sustentabilidade.