Símbolos sumérios e QR code, caçada ao tesouro e tablets. Tudo junto e misturado com uma grande pitada de motivação. Assim foi o início do ano letivo do 5º ano do Santa Maria com a atividade “Das cavernas ao smartphone”. 

O objetivo foi identificar e analisar a formação das primeiras civilizações, os primeiros grupos humanos e sua cultura. As turmas embarcaram nessa aventura histórica interdisciplinar com muita empolgação, trabalhando em duplas e em grupos. Assim, decifraram o alfabeto sumério; resolveram enigmas; levantaram curiosidades sobre a civilização dos povos sumérios; conheceram instrumentos musicais antigos e sua evolução até os dias atuais; fizeram mímicas e representações de animais usando a linguagem corporal; participaram de um quizz mesopotâmico e elaboraram frases em inglês usando os novos conhecimentos.

A aventura terminou com o registro de letras do alfabeto sumário em argila que formaram uma mensagem, a ser decifrada em breve. Logo contaremos como segue essa fantástica jornada!