Parabéns a todos!

O Santa Maria se orgulha de seus alunos que se destacam em Olimpíadas e competições externas. Por isso, reservamos este espaço para registrar nossos destaques. Se você é aluno ou aluna do Santa, continue focado e fique ligado! Seu nome pode aparecer aqui em breve.

Olimpíada de Química de SP

Com alegria o Colégio Santa Maria informa que a nossa aluna Isabela Jakomulsky Leite, da 3a série do EM, obteve medalha de bronze na Olimpíada de Química de SP. Com isso, qualifica-se para a Olimpíada Brasileira, em outubro.

Olimpíadas de Matemática - Canguru

VII Olimpíada de Neurociência
de São Paulo

Com alegria o Colégio Santa Maria informa a classificação de nossa aluna Isabela Jakomulsky Leite, da 3a série do Ensino Médio, entre os 10 melhores alunos para a final da Brainbee SP, etapa local da Olimpíada de Neurociências. Participaram da prova 636 estudantes do Estado de São Paulo.

Olimpíada Brasileira de
Neurociências

Nosso aluno João Vignola de Carlo, formando do Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Neurociências, numa disputa com mais de 3500 estudantes do Ensino Médio de todo o país. Trata-se de uma competição acadêmica de alto nível, o que torna sua conquista mais significativa. Vale lembrar que João já havia conquistado medalhas na Olimpíada de Química do estado de São Paulo, na OBA e na Olimpíada Paulista de Neurociências.

#madeinsantamaria
×

A compreensão do estar no mundo e a responsabilidade do sujeito

O mundo atual é caracterizado por uma dinâmica de mudanças muito intensa, que atingem as mais variadas esferas da vida. Aspectos da economia, política, meio ambiente, movimentos sociais, se transformam e se entrelaçam todos os dias produzindo acontecimentos em uma velocidade por vezes difícil de acompanhar. Os interesses dos atores envolvidos são das mais diferentes ordens, o que por vezes criam múltiplas formas de interpretação e uma real dificuldade das alunas e dos alunos de se posicionarem perante um acontecimento. Essa mesma variedade de interesses, acaba gerando formas diversas de narrativas e favorece o aparecimento de fenômenos como o de “pós-verdade”, conceito esse que designa o desvirtuamento de fatos já consolidados em nossa sociedade.

Nessa mesma dinâmica as chamadas “fake news” ganham força e contribuem cada vez mais com narrativas que buscam ocupar espaços de poder. Tudo isso alavancado pelo momento tecnológico que vivemos, no qual destaca-se a importância e o alcance das redes sociais tanto na propagação de notícias falsas quanto na expansão do alcance das mídias alternativas e tradicionais. A avalanche de informações que existe hoje dificulta o entendimento do movimento do mundo.  Por tudo isso, cresce a necessidade de que estudantes estejam atentos às novas condições de estar no mundo que se erguem na vida cotidiana, principalmente para se posicionar politicamente e saber agir com ética e responsabilidade.

Para isso propomos fazer uma leitura dos principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo, através dos principais veículos de informação (tanto nacionais quanto internacionais) estabelecendo relações com os importantes conceitos das Ciências Humanas e fazendo a leitura de importantes analistas  do atual cenário do mundo contemporâneo. Os temas escolhidos para o curso  serão escolhidos no decorrer do ano letivo por conta de sua relevância na discussão pública e também de acordo com o interesse das estudantes e dos estudantes. 

Conteúdo Programático:

  • Conflitos políticos.
  • Crises econômicas.
  • Crises Ambientais.
  • Crises humanitárias.
  • Crises sanitárias.
  • Eleições nacionais (2022).

Clique aqui e veja o vídeo!