Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1º ao 5º ano

Os primeiros anos do Ensino Fundamental abrem as portas da ampliação do conhecimento de si, do outro e do mundo. É um tempo escolar de muitas aprendizagens e descobertas, de desenvolvimento do letramento nas mais variadas linguagens e áreas curriculares. Fase de fortalecer vínculos, fazer novas amizades e criar muitas memórias!

Capacidade de ampliação do repertório cultural e social

Os alunos dos anos iniciais do Colégio Santa Maria experimentam situações de aprendizagem que potencializam suas habilidades e ampliam o seu repertório cultural e social a respeito das diferentes áreas do conhecimento.

Construção do pensamento crítico e reflexivo

Nossas propostas são baseadas na atuação ativa dos alunos por meio de atividades que valorizam os projetos de investigação, pesquisa e estudo para a construção do pensamento crítico e reflexivo.

Protagonismo, criação e autoria – participação ativa dos alunos

A metodologia praticada nas aulas do Fundamental 1 traz o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizagem e valoriza seu papel ativo de estudante, favorecendo seu pleno crescimento escolar e a formação das competências necessárias à sua inserção no mundo, bem como o seu protagonismo diante do cenário atual vivido.

Aprendizagem colaborativa

A troca e a relação entre os pares, colegas de turma, é muito valorizada como ação de ensino, uma vez que a aprendizagem é vista como a possibilidade de construção do conhecimento a partir da interação com o outro, por meio de contínuas vivências em sala de aula que permitem a participação ativa dos alunos e a contribuição mútua no processo de enriquecimento das experiências escolares.

Competências de leitura e escrita

Em um mundo letrado como o nosso, é crucial o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e escrita. 

A partir de um leque amplo de atividades, os alunos aprendem a comunicar-se do modo claro e preciso, utilizando diferentes modalidades de linguagem e interação verbal para conhecerem o funcionamento da língua e seu uso social.

Letramento científico e matemático

O aluno é provocado a desenvolver competências para aprender a aprender, a saber lidar com novas informações e a buscar resoluções para as diferentes demandas complexas vividas na realidade que os cerca. Neste movimento, formulam hipóteses, ativam conhecimentos prévios, lidam com a tecnologia digital para aprimorar respostas, planejam estratégias para resolver problemas, exploram conceitos, descobrem novos procedimentos de estudo, desenvolvem autonomia na tomada de decisão e assumem a responsabilidade sobre o próprio processo de aprendizagem.

Personalização do ensino

Toda essa formação humana e acadêmica, características que identificam a excelência do Santa Maria, tem como valor primordial a consolidação de um processo educacional que priorize o aluno, seu processo de aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer! 

Para isso, diferentes e variadas estratégias metodológicas são praticadas de modo que os alunos sejam atendidos e mediados em suas necessidades específicas de aprendizagem. Dentre tais recursos, as aulas de Apoio Pedagógico são oferecidas para ampliar o tempo de aprendizagem dos alunos e incorporadas no plano escolar.

Foco nas habilidades socioemocionais

Os alunos vivenciam intensamente as etapas de socialização, expandindo relacionamentos e oportunidades de fortalecimento dos vínculos afetivos, que também fazem parte do processo de aprendizagem. Assim, são propostas intencionalmente situações de autoconhecimento, autorregulação e maior envolvimento com as pessoas que os rodeiam para a formação de atitudes que potencializam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: empatia, autocontrole, o espírito colaborativo, a resiliência, entre outros. E como diz Padre Moreau: Não devemos instruir mentes às custas do coração.”

Integração entre as áreas do currículo

O ensino por problematização é um pilar fundamental para o ato educativo. Os alunos são provocados a construir articulações entre os assuntos e temas estudados nas diferentes áreas curriculares para entender que os saberes transcendem fronteiras, inclusive disciplinares. São situações em que ideias podem ser discutidas e questionadas para fomentar a formulação de argumentos e a explicação de um raciocínio.

Tecnologias digitais a serviço das aprendizagens

As tecnologias educacionais estão a serviço da aprendizagem e são consideradas ferramentas importantes na busca por soluções e iniciativas que contribuam para a constituição do estudante e a assunção de seu papel acadêmico.

Aprender a lidar com os recursos digitais que temos hoje é essencial para a participação do aluno nas múltiplas situações comunicativas.