Anterior

Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.

Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!

Programa que contempla:

• Semi-integral no quintal (10h às 12h50):

Ao chegar no Colégio, as crianças são acolhidas pela professora-monitora e pela auxiliar, e supervisionadas na lição de casa (Pré e 1º ano). Nas oficinas de Corpo e Movimento (esportes e exploração dos espaços livres) e Inglês Lúdico, que acontecem todos os dias, são trabalhadas a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua inglesa.

Terminadas as oficinas, as crianças seguem para o almoço, e se preparam para o período regular – 12h50 às 17h45.

Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro, tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo.

Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.

Semi-integral e Integral no quintal do Colégio Santa Maria são propostas de horários estendidos que garantem às crianças um tempo maior de exploração, orientação e acolhimento. Os ambientes são organizados em oficinas, ateliês e territórios que promovem o desenvolvimento de habilidades e asseguram que, em grupos multietários (idades variadas), vivam uma jornada segura e planejada.

Estar nesse quintal nas manhãs ou tardes significa interagir com crianças diversas que são respeitadas em seu tempo de aprendizagem inspiradas por ambientes naturais, que propiciam brincadeiras, investigações, experimentações e encantamentos. Neste contexto, a infância é bem vivida e aprendizagem acadêmica, carregada de sentido e significado!

Programa que contempla:

• Semi-integral no quintal (10h às 12h50):

Ao chegar no Colégio, as crianças são acolhidas pela professora-monitora e pela auxiliar, e supervisionadas na lição de casa (Pré e 1º ano). Nas oficinas de Corpo e Movimento (esportes e exploração dos espaços livres) e Inglês Lúdico, que acontecem todos os dias, são trabalhadas a comunicação oral, corporal e o uso vivo da língua inglesa.

Terminadas as oficinas, as crianças seguem para o almoço, e se preparam para o período regular – 12h50 às 17h45.

Todas as experiências permitem à criança observar, imaginar, brincar, conviver, participar, explorar, expressar, conhecer a si e ao outro, tendo como princípios a construção de valores, o acolhimento, a afetividade, a escuta, o cuidado e o zelo. 

Por tudo isso e muito mais, nós o convidamos a trazer seu filho ou sua filha para viver uma infância potente e bem vivida no quintal do Colégio Santa Maria, que oferece um espaço agradável e uma área verde privilegiada na zona sul da capital paulista.

Percursos e Vivências​

Linguagem da arte​

Os Estudos Orientados são organizados de modo a contribuir para que a criança faça sua lição de casa com supervisão e ajuda, garantindo o entendimento e a aprendizagem.

Sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês, desenvolvendo estratégias de compreensão e produção oral, observando a língua em uso e se apropriando dos conteúdos linguísticos de maneira lúdica e projetual.

No Colégio Santa Maria a arte é desenvolver a educação dos sentidos, viver tempos e espaços sensoriais. Desenvolver a imaginação, criatividade e a sensibilidade. Materiais naturais, sucatas, texturas, cores, entre outros elementos compõem cada atividade tornando-a provocativa, desafiadora e conceitual.

Corpo em movimento​

Valorizando o potencial do brincar, a criança pode determinar, de acordo com suas vontades e interesses, quando e quanto aproveitar de cada uma das situações. É em respeito ao tempo e a importância de desenvolver, entre outros aspectos, sua autonomia, que permitimos que as crianças façam escolhas.

Momentos reservados à prática de esportes, onde a criança além de trabalhar com as regras e execução dos jogos, vive boas situações de trabalho cooperativo, compreensão dos acordos coletivos e habilidades socioemocionais – aprender a lidar com frustrações e contrariações.

Experimentar… estimular a consciência corporal com exercícios de respiração e visualização. A prática desenvolve a habilidade de manter/voltar a calma, a concentração, além de diminuir a ansiedade e aperfeiçoar posturas de força e de equilíbrio. Potencializa o desenvolvimento corporal, emocional e afetivo.

Ciência e Experimentação

Espaço reservado à “experimentação” e ao “levantamento” de hipóteses. Brincando com experimentos simples e potentes a criança se aproxima do pensamento científico e afetivo e de possibilidades de criação. A criança é convidada a observar, formular hipóteses, testar e descartar ideias.

Receitas saudáveis e variadas fazem parte dessa oficina, envolvendo a participação das crianças em todo o processo de preparo (plantio, colheita e compra). Enquanto preparam receitas, fazem descobertas acerca da transformação dos alimentos e realizam a exploração sensorial de texturas, aromas, temperaturas e sabores. Cortar uma fruta, modelar biscoitinhos, espremer laranjas, quebrar os ovos… cada nova experiência auxilia no desenvolvimento de habilidades.

Programação

Programação completa do Semi Integral da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal. 

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
10h Acolhida/Inglês Lúdico 10h Acolhida/Inglês Lúdico 10h Acolhida/Inglês Lúdico 10h Acolhida/Inglês Lúdico 10h Acolhida/Inglês Lúdico
10h30
11h

Lição de casa (Pré e 1º)
Ateliê (Inf. Jardim Ie II)
Arte ou experimentação

10h30
11h
Lição de casa (Pré e 1º)
Ateliê (Inf. Jardim Ie II)
Arte ou experimentação
10h30
11h
Lição de casa (Pré e 1º)
Ateliê (Inf. Jardim Ie II)
Arte ou experimentação
10h30
11h
Lição de casa (Pré e 1º)
Ateliê (Inf. Jardim Ie II)
Arte ou experimentação
10h30
11h
Lição de casa (Pré e 1º)
Ateliê (Inf. Jardim Ie II)
Arte ou experimentação
11h10
11h40
Oficina: Corpo em Movimento 11h10
11h40
Oficina: Corpo em Movimento 11h10
11h40
Oficina: Corpo em Movimento 11h10
11h40
Oficina: Corpo em Movimento 11h10
11h40
Oficina: Corpo em Movimento
11h40
12h20
Almoço 11h40
12h20
Almoço 11h40
12h20
Almoço 11h40
12h20
Almoço 11h40
12h20
Almoço
12h20
12h50
Descanso/Território: Brincar Livre 12h20
12h50
Descanso/Território: Brincar Livre 12h20
12h50
Descanso/Território: Brincar Livre 12h20
12h50
Descanso/Território: Brincar Livre 12h20
12h50
Descanso/Território: Brincar Livre
13h Ingresso no Período Regular/Tarde 13h Ingresso no Período Regular/Tarde 13h Ingresso no Período Regular/Tarde 13h Ingresso no Período Regular/Tarde 13h Ingresso no Período Regular/Tarde

Programação completa do Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria Experiências no Quintal. 

Período

  • Período do Semi-Integral: das 10h às 12h40
  • Horário de Almoço: Início: 11h30 (Incluso)

Os dias da semana disponíveis para o Semi-Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria são:

  • 1 Manhã
  • 2 Manhãs
  • Manhãs
  • Manhãs
  • Manhãs

Lanche – Dias Ensolarados /Áreas Externas

  • Gramado Mesas de Piquenique
  • Corda do Tarzan
  • Campo
  • Maloca/Campo
  • Praça da Amizade
  • Gramado Menino Jesus
  • Gramado Sala 4
  • Rua de Paralelepípedo

Lanche – Dias Chuvosos

  • Quiosque Caecílius
  • Sala 14 e 15
  • Quiosque Saída a Pé
  • Quadra Maior
  • Quadra Menor
  • Alameda

Valores

Clique no botão abaixo e saiba mais sobre os valores.

×