O Colégio Santa Maria em São Paulo, fundado pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, tem mais de 70 anos de história no ensino e formação de crianças e jovens. Com o ensino centrado no aluno e em seus múltiplos estilos de aprendizagem, nossos educadores privilegiam uma atuação educativa dinâmica, em que a aplicação do que é ensinado garante a compreensão de sua função na vida prática.

Promovemos uma educação com foco na formação do aluno em suas potencialidades, para o desenvolvimento das competências e habilidades, de forma a intervir socialmente na busca de relações justas e fraternas. A formação da espiritualidade dos alunos considera as diferentes crenças religiosas, pautando-se em valores cristãos.

Com cinco prédios integrados em 180 mil metros quadrados, proporcionamos ambientes adequados a cada segmento para atender às necessidades específicas dos alunos, além dos serviços de apoio essenciais às famílias. Neste espaço privilegiado, com ampla área verde, a infraestrutura permite que os pais entrem com seus veículos para deixar e buscar os filhos, supervisionados por uma equipe de segurança permanente.

No Ensino Médio, a educação é voltada à formação e ao desenvolvimento integral (cognitivo, motor e socioemocional). O aluno escolhe parte do seu percurso entre diferentes áreas do conhecimento e eletivas (Itinerários Formativos). O estudante conta com ensino de qualidade, infraestrutura adequada e utilização de ferramentas digitais diversas, com simulados, oficinas para o Enem e curso pré-vestibular, além de metodologias ativas com protagonismo dos alunos e mediação dos educadores.

O Colégio Santa Maria em São Paulo, fundado pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, tem mais de 70 anos de história no ensino e formação de crianças e jovens. Com o ensino centrado no aluno e em seus múltiplos estilos de aprendizagem, nossos educadores privilegiam uma atuação educativa dinâmica, em que a aplicação do que é ensinado garante a compreensão de sua função na vida prática.

Promovemos uma educação com foco na formação do aluno em suas potencialidades, para o desenvolvimento das competências e habilidades, de forma a intervir socialmente na busca de relações justas e fraternas. A formação da espiritualidade dos alunos considera as diferentes crenças religiosas, pautando-se em valores cristãos.

Com cinco prédios integrados em 180 mil metros quadrados, proporcionamos ambientes adequados a cada segmento para atender às necessidades específicas dos alunos, além dos serviços de apoio essenciais às famílias. Neste espaço privilegiado, com ampla área verde, a infraestrutura permite que os pais entrem com seus veículos para deixar e buscar os filhos, supervisionados por uma equipe de segurança permanente.

No Ensino Médio, a educação é voltada à formação e ao desenvolvimento integral (cognitivo, motor e socioemocional). O aluno escolhe parte do seu percurso entre diferentes áreas do conhecimento e eletivas (Itinerários Formativos). O estudante conta com ensino de qualidade, infraestrutura adequada e utilização de ferramentas digitais diversas, com simulados, oficinas para o Enem e curso pré-vestibular, além de metodologias ativas com protagonismo dos alunos e mediação dos educadores.

Missão

Proporcionar uma educação com excelência acadêmica e valores cristãos, que promova a aprendizagem do educando, o qual descobre, constrói e transforma os saberes, por meio da reflexão de si com o outro, das vivências coletivas, da dialética e da atuação cidadã.

Visão

Ser referência de instituição de ensino – aprendizagem que, em comunidade, forme cidadãos críticos, éticos e solidários, para atuar e transformar a realidade social.

Missão

Proporcionar uma educação com excelência acadêmica e valores cristãos, que promova a aprendizagem do educando, o qual descobre, constrói e transforma os saberes, por meio da reflexão de si com o outro, das vivências coletivas, da dialética e da atuação cidadã.

Visão

Ser referência de instituição de ensino – aprendizagem que, em comunidade, forme cidadãos críticos, éticos e solidários, para atuar e transformar a realidade social.

Nossa História

Em 1947, nos Estados Unidos, a Congregação das Irmãs da Santa Cruz estendeu seu campo missionário de ação, enviando irmãs a São Paulo.

Proposta Pedagógica

O Colégio Santa Maria tem como meta fundamental a formação integral dos educandos, expressa através do Projeto Pedagógico e do Plano estratégico.

Irmãs da Santa Cruz

As Irmãs da Santa Cruz fazem parte de uma congregação internacional de mulheres religiosas, pertencente à família Santa Cruz de irmãs, irmãos e padres.

Conheça nossos espaços!

×

A compreensão do estar no mundo e a responsabilidade do sujeito

O mundo atual é caracterizado por uma dinâmica de mudanças muito intensa, que atingem as mais variadas esferas da vida. Aspectos da economia, política, meio ambiente, movimentos sociais, se transformam e se entrelaçam todos os dias produzindo acontecimentos em uma velocidade por vezes difícil de acompanhar. Os interesses dos atores envolvidos são das mais diferentes ordens, o que por vezes criam múltiplas formas de interpretação e uma real dificuldade das alunas e dos alunos de se posicionarem perante um acontecimento. Essa mesma variedade de interesses, acaba gerando formas diversas de narrativas e favorece o aparecimento de fenômenos como o de “pós-verdade”, conceito esse que designa o desvirtuamento de fatos já consolidados em nossa sociedade.

Nessa mesma dinâmica as chamadas “fake news” ganham força e contribuem cada vez mais com narrativas que buscam ocupar espaços de poder. Tudo isso alavancado pelo momento tecnológico que vivemos, no qual destaca-se a importância e o alcance das redes sociais tanto na propagação de notícias falsas quanto na expansão do alcance das mídias alternativas e tradicionais. A avalanche de informações que existe hoje dificulta o entendimento do movimento do mundo.  Por tudo isso, cresce a necessidade de que estudantes estejam atentos às novas condições de estar no mundo que se erguem na vida cotidiana, principalmente para se posicionar politicamente e saber agir com ética e responsabilidade.

Para isso propomos fazer uma leitura dos principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo, através dos principais veículos de informação (tanto nacionais quanto internacionais) estabelecendo relações com os importantes conceitos das Ciências Humanas e fazendo a leitura de importantes analistas  do atual cenário do mundo contemporâneo. Os temas escolhidos para o curso  serão escolhidos no decorrer do ano letivo por conta de sua relevância na discussão pública e também de acordo com o interesse das estudantes e dos estudantes. 

Conteúdo Programático:

  • Conflitos políticos.
  • Crises econômicas.
  • Crises Ambientais.
  • Crises humanitárias.
  • Crises sanitárias.
  • Eleições nacionais (2022).

Clique aqui e veja o vídeo!