Infantil, Jardim I, Jardim II e Pré

A Educação Infantil do Colégio Santa Maria busca estender a possibilidade de, a partir das interações sociais, das investigações nos espaços naturais e do trabalho com projetos, compartilhar vivências que promovam o desenvolvimento das crianças de maneira integral. Cuidamos para que atravessem experiências de oralidade, corporeidade, brincadeira, desenvolvam a imaginação (jogos simbólicos) e os sentidos; tenham a oportunidade de estar consigo mesma, com seus pares, em grupos multietários e num espaço plural que valoriza a “Cultura da Infância” e da “Paz”.

Um lugar onde a aprendizagem se dá por meio de projetos ligados aos Campos de Experiência, aos princípios e compromissos da Instituição, nutridos pela intencionalidade pedagógica e pelo diálogo, priorizando experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas. Escola que tem a missão de assegurar uma educação afetiva, de excelência, pautada nos valores humanos e cristãos e que percebe o sujeito integral, diverso e plural.

Enfim, um espaço para crianças muito pequenas, pequenas e maiores, um lugar onde se pode conviver, conhecer, interagir, brincar, aprender, expressar sentimentos, emoções e celebrar as diferentes culturas, linguagens e a infância bem vivida!

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Santa Maria busca estender a possibilidade de, a partir das interações sociais, das investigações nos espaços naturais e do trabalho com projetos, compartilhar vivências que promovam o desenvolvimento das crianças de maneira integral. Cuidamos para que atravessem experiências de oralidade, corporeidade, brincadeira, desenvolvam a imaginação (jogos simbólicos) e os sentidos; tenham a oportunidade de estar consigo mesma, com seus pares, em grupos multietários e num espaço plural que valoriza a “Cultura da Infância” e da “Paz”.

Um lugar onde a aprendizagem se dá por meio de projetos ligados aos Campos de Experiênciaaos princípios e compromissos da Instituição, nutridos pela intencionalidade pedagógica e pelo diálogo, priorizando experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas. Escola que tem a missão de assegurar uma educação afetiva, de excelência, pautada nos valores humanos e cristãos e que percebe o sujeito integral, diverso e plural.

Enfim, um espaço para crianças muito pequenas, pequenas e maiores, um lugar onde se pode conviver, conhecer, interagir, brincar, aprender, expressar sentimentos, emoções e celebrar as diferentes culturas, linguagens e a infância bem vivida!

Turmas da Educação Infantil

Crianças de 2 anos a 3 anos

Grupo de até 20 crianças com 1 professora de referência e 1 parceira. A jornada se organiza em torno das interações, do brincar, do trabalho com projetos e de estar em ambientes de experiências linguísticas, sensoriais, corporais e musicais. Privilegia-se o contato com a natureza, zelando pela preservação e manutenção dos espaços, um olhar contemplativo para criação divina.

O cuidar está relacionado aos afetos, as relações interpessoais e aos cuidados básicos (fralda, hidratação, alimentação etc.). A sala de referência é um local de encontro e troca, um ambiente seguro e saudável para as vivências da organização do dia, cirandas de roda, jogos simbólicos (faz de conta), contação de histórias, dramatização, sistematização de saberes, alfabetização por meio dos “acalantos” e dos “registros narrativos”; sem nos esquecer do relaxamento, ocasião na qual o corpo vive o toque sutil do outro que “ensina” e “inspira”.

Temos as aulas de movimento (Educação Física) e Inglês com a Teacher, além dos momentos lúdicos da língua  inglesa com as professoras de referência.

Crianças de 3 anos a 4 anos

Grupo de até 20 crianças com 1 professora de referência e 1 parceira. Os espaços e ambientes são organizados com a intenção de promover um jornada do dia na qual a criança vive delicadezas da infância quando ouve ou conta histórias, brinca de faz-de-conta nos territórios, explora os espaços livres rolando pela grama, procurando a “bruxa” no bosque, andando sobre rodas ou, quando participa de diferentes práticas investigativas e de pesquisas nos projetos da série de forma singular e coletiva. 

A curiosidade do “ser natural” promove a exploração dos ambientes naturais, a criança é convidada a viver as miudezas de uma infância potente, afetiva, amorosa, com um olhar contemplativo para criação divina.  Uma escola atravessada pelas “culturas”, com qualidade em tudo que possa ampliar os conhecimentos e experiências infantis. Musicalização, ciranda de roda, dramatização, brincadeira, “alfabetização” por meio das cantigas de ninar, brincos, versos. 

Educação física (Movimento), inglês vivido pela Teacher e por meio da proposta lúdica lançada pelas professoras de sala.

Crianças de 4 anos a 5 anos

Grupo de até 20 crianças com 1 professora de referência e 1 parceira. Jornada organizada frente aos desafios da turma, desafios cognitivos com a proposta das coleções (classificar, seriar, ordenar, conservar, contar etc.), com as situações-problema, por meio do trabalho com o nome próprio (identidade e vivências com a alfabetização) e baseado em situações investigativas multidisciplinares: faz-de-conta, projeto, múltiplas linguagens, observação, investigação e registros narrativos de vivências, experiências e aprendizagens individuais e coletivas. 

Ocupação e pertencimento aos espaços naturais, zelando por uma infância potente, afetiva e amorosa, onde se garante tempos para estar consigo mesma, com os pares e com o mundo, um olhar contemplativo para criação divina.  

Enfim, uma escola com qualidade em tudo que possa ampliar os conhecimentos e experiências da criança, como: musicalização, ciranda de roda, dramatização, brincadeira, alfabetização lúdica, educação física (Movimento), inglês vivido pela Teacher e, também, pela proposta lúdica lançada pelas professoras de referência.

Crianças de 5 anos a 6 anos

Grupo de até 20 crianças com 1 de professora de referência e 1 parceira volante. Jornada organizada frente ao trabalho de propostas investigativas (projetos) e interdisciplinares fortemente sustentadas pela aprendizagem baseada na brincadeira, na experimentação, na investigação, na sistematização, nos registros gráficos e no desenvolvimento de um pensamento sensível, crítico, científico e de uma atitude solidária e protagonista. 

O uso das múltiplas linguagens – visuais, musicais, corporais, escritas, matemáticas etc., mantém-se como forma de expressão e vivências de experiências. As práticas associadas a alfabetização/letramento e pensamento crítico e matemático acontecem por meio da ludicidade (jogos, brincadeiras etc.) e do projeto da série. 

O currículo é enriquecido pela aula de música, educação física, inglês e pelos momentos lúdicos da língua viva, oferecido pela professora de sala.

Princípios e Compromissos

A construção dos princípios tem como intenção expressar o que preservamos na vida das crianças que estudam na Educação Infantil do Colégio Santa Maria.

Clique para visualizar a imagem

Campos de Experiências

Experiências fundamentais que as crianças vivem na infância para desenvolver atitudes, valores e afetos; aprender consigo mesma, com seus pares e nos espaços naturais de forma integral e respeitosa.  

Clique para visualizar a imagem

Experiências de Atravessamento ​

Projeto

Pensando na criança como um sujeito que aprende na (con) vivência, na experiência e que participa dos processos vividos com o corpo, a mente e as emoções (concepção de infância), a proposta do trabalho com projetos no Colégio Santa Maria tem a intenção de, a partir da escuta e observação atenta do professor (mediador), dar voz aos interesses e necessidades da criança, do grupo; promover uma aprendizagem cooperativa e comunicativa na qual todas se colocam ativas na construção do conhecimento em conjunto com os adultos e, de igual importância, com seus pares.

“Para manter vivo em uma criança seu inato sentido de maravilhamento, sem contar com nenhum dom concedido pelas fadas, necessita-se da companhia de pelo menos um adulto com quem pode compartilhar, (re)descobrindo a alegria, a expectativa e o mistério do mundo no qual vivemos”. 
(CARSON, 2012, p. 8).

Construtividade

As vivências com os materiais e suas materialidades nos jogos de construção permeiam o trabalho nas turmas da Educação Infantil do Colégio Santa Maria, possibilitam as crianças imaginarem, criarem e investigarem a partir de experiências com diferentes elementos e objetos. Placas de madeira, troncos de árvore, bambus, rolhas aguçam a criatividade e a imaginação.

O interesse das crianças pelos jogos de construção é crescente e na interação com o “ato criativo” ampliam suas pesquisas acerca das propriedades dos materiais, conceitos matemáticos e espaciais. Momentos valiosos para conviver, dialogar, tomar decisões, aprender uns com os outros, buscar estratégias, confrontar e trocar ideias.

“Construir é um processo complexo, no qual a criança reúne diversos elementos de sua experiência pessoal para criar uma obra. É no processo de selecionar os materiais com os quais vão construir, dando-lhes um significado diferente do que têm, que as crianças mostram seus modos de pensar, sentir, ver o mundo, descobrir e criar.”
Alejandra Dubovik; Alejandra Cippitelli

Culinária na Educação Infantil

Cores, aromas e sabores...

Dentre as diversas atividades propostas para a Educação Infantil, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos? Durante a culinária as crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, diferenciam sabores e cheiros, misturam tudo e aprendem muito.

Depois de pronto degustam com muito prazer! Sempre que vamos receber alguém na escola, como os pais, por exemplo, fazemos uma culinária especial. Afinal, cozinhar é uma demonstração de carinho e dedicação ao outro. A atividade de culinária é um excelente recurso pedagógico, pois as crianças podem observar o processo de mistura e transformação dos ingredientes; a cozinha, que é a sala de aula preparada para este fim, se converte em um autêntico laboratório e fonte de informação, repleta de aprendizagens de física, lógica, matemática, linguagem e ciências. 

São momentos que oferecem a possibilidade de investigação, de levantamento e validação de hipóteses, de vivenciar situações de contagem, de aprendizagem de noções matemáticas, de leitura da receita, de explorar os órgãos dos sentidos. Enfim… uma aula de inúmeras descobertas!

Terceiro Educador

Espaço que narra uma história, acolhe um grupo, evidência aprendizagens dos sujeitos, revela a memória de seus habitantes. Espaço acolhedor, de idas e vindas e tempo para experimentar, fazer junto, criar situações de diálogo, experiências de encontro.

Territórios que convidam a criatividade, oportunizam diálogo, relação e interação entre pessoas, espaços, objetos e saberes. Há uma relação conectiva para construir, dialogar, conhecer, transformar. 

A intencionalidade educativa permeia a organização dos territórios, com o objetivo de proporcionar encontros, relações, vínculo, criação, protagonismo.

Múltiplas Linguagens

Desenho e Imaginação

Desenhar não é uma atividade simples como parece. Quando imprimimos marcas, precisamos nos abrir para todas as possibilidades, deixar fluir os pensamentos e emoções que naturalmente surgem, nos despindo de medos e avaliações. As crianças quando desenham não se preocupam com o certo e errado, com o real e a fantasia; embarcam em seus traços e linhas e dão vida a seus pensamentos. Cabe a nós, adultos, observar, perguntar e nutrir processos de criação e imaginação.

O desenho, primeiro instrumento de escrita, conta história e evidencia narrativas potentes sobre a vida, a imaginação, os medos e desejos.

Experiências significativas

Sentir tinta fria com as mãos e com os pés e espalhá-la na barriga ou nos braços, descobrir as muitas possibilidades da argila com o corpo, antes mesmo de saber que com ela se pode fazer modelagens, experimentar temperaturas, densidades e texturas com as mãos, pintar com os cotovelos… São algumas das experiências vivenciadas pelas crianças da Educação Infantil. 

Proposições que valorizam e respeitam a necessidade e o desejo da criança pequena de conhecer o mundo por meio do próprio corpo. Propostas para experimentar, sentir prazer e se expressar. Conhecer novos materiais e suportes e explorar suas infinitas possibilidades.

Inglês

Na Educação Infantil do Colégio Santa Maria, a língua inglesa permeia a jornada do dia  das crianças de maneira natural e alinhada à filosofia e missão da escola. Acreditamos em um aprendizado vivo, construído e modificado a cada dia, assim como acontece com a própria linguagem: onde novas expressões surgem e são criadas de acordo com as necessidades e mudanças sociais e culturais. 

Por esse motivo, o ensino dessa Língua leva em consideração o contexto no qual a criança está inserida, priorizando os interesses do mundo infantil: jogos, músicas, brincadeiras, literatura, ampliando repertórios. Encontros construídos com a língua materna com o compromisso de uma aprendizagem lúdica, criativa e crítica.

Matrículas Abertas - 2022

Garanta sua vaga!