O Colégio Santa Maria tem como meta fundamental a formação integral dos educandos, expressa através do Projeto Pedagógico e do Plano estratégico.

A proposta pedagógica do Colégio Santa Maria inclui o conjunto de reflexões e decisões dos educadores sobre o “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com que finalidade?”, representadas através da Metodologia de Ensino e de nossa ação educativa, que visa formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, cidadãos compromissados com os valores de justiça e solidariedade e capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

Perfil do aluno que queremos formar
Com o projeto pedagógico que assumimos, ao final do processo, pretendemos que nossos alunos apresentem o seguinte perfil:

Habilidades Acadêmicas
Competência para ingressar e acompanhar uma faculdade de reconhecido valor social e acadêmico. (incluindo aqui o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e posturas necessárias).

Habilidades Sociais
Postura ética e compromisso concreto (engajamento) com as causas sociais, tanto na esfera privada como na pública, através de uma atuação voluntária e profissional.

Habilidades Afetivas/Emocionais
Perceber-se num processo de autoconhecimento permanente que favoreça o enfrentamento de situações novas e a descoberta de recursos para superar dificuldades.

Valores
Compromisso concreto com a vida, a dignidade humana, a justiça social, a natureza, a religiosidade e a consciência de que todas as suas opções repercutem no todo.

O Colégio Santa Maria tem como meta fundamental a formação integral dos educandos, expressa através do Projeto Pedagógico e do Plano estratégico.

A proposta pedagógica do Colégio Santa Maria inclui o conjunto de reflexões e decisões dos educadores sobre o “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com que finalidade?”, representadas através da Metodologia de Ensino e de nossa ação educativa, que visa formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, cidadãos compromissados com os valores de justiça e solidariedade e capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

Perfil do aluno que queremos formar
Com o projeto pedagógico que assumimos, ao final do processo, pretendemos que nossos alunos apresentem o seguinte perfil:

Habilidades Acadêmicas
Competência para ingressar e acompanhar uma faculdade de reconhecido valor social e acadêmico. (incluindo aqui o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e posturas necessárias).

Habilidades Sociais
Postura ética e compromisso concreto (engajamento) com as causas sociais, tanto na esfera privada como na pública, através de uma atuação voluntária e profissional.

Habilidades Afetivas/Emocionais
Perceber-se num processo de autoconhecimento permanente que favoreça o enfrentamento de situações novas e a descoberta de recursos para superar dificuldades.

Valores
Compromisso concreto com a vida, a dignidade humana, a justiça social, a natureza, a religiosidade e a consciência de que todas as suas opções repercutem no todo.

Educação Infantil - 2 e 3 anos

Educação Infantil

Ens. Fund. - Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Ens. Fund. - Anos Finais (6º ao 9º ano)

Novo Ensino Médio

Matrículas Abertas - 2022

Garanta sua vaga!

×

A compreensão do estar no mundo e a responsabilidade do sujeito

O mundo atual é caracterizado por uma dinâmica de mudanças muito intensa, que atingem as mais variadas esferas da vida. Aspectos da economia, política, meio ambiente, movimentos sociais, se transformam e se entrelaçam todos os dias produzindo acontecimentos em uma velocidade por vezes difícil de acompanhar. Os interesses dos atores envolvidos são das mais diferentes ordens, o que por vezes criam múltiplas formas de interpretação e uma real dificuldade das alunas e dos alunos de se posicionarem perante um acontecimento. Essa mesma variedade de interesses, acaba gerando formas diversas de narrativas e favorece o aparecimento de fenômenos como o de “pós-verdade”, conceito esse que designa o desvirtuamento de fatos já consolidados em nossa sociedade.

Nessa mesma dinâmica as chamadas “fake news” ganham força e contribuem cada vez mais com narrativas que buscam ocupar espaços de poder. Tudo isso alavancado pelo momento tecnológico que vivemos, no qual destaca-se a importância e o alcance das redes sociais tanto na propagação de notícias falsas quanto na expansão do alcance das mídias alternativas e tradicionais. A avalanche de informações que existe hoje dificulta o entendimento do movimento do mundo.  Por tudo isso, cresce a necessidade de que estudantes estejam atentos às novas condições de estar no mundo que se erguem na vida cotidiana, principalmente para se posicionar politicamente e saber agir com ética e responsabilidade.

Para isso propomos fazer uma leitura dos principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo, através dos principais veículos de informação (tanto nacionais quanto internacionais) estabelecendo relações com os importantes conceitos das Ciências Humanas e fazendo a leitura de importantes analistas  do atual cenário do mundo contemporâneo. Os temas escolhidos para o curso  serão escolhidos no decorrer do ano letivo por conta de sua relevância na discussão pública e também de acordo com o interesse das estudantes e dos estudantes. 

Conteúdo Programático:

  • Conflitos políticos.
  • Crises econômicas.
  • Crises Ambientais.
  • Crises humanitárias.
  • Crises sanitárias.
  • Eleições nacionais (2022).

Clique aqui e veja o vídeo!