O Colégio Santa Maria tem como compromisso a formação integral dos estudantes, expressa por meio do nosso Projeto Político Pedagógico.

A proposta pedagógica inclui o conjunto de reflexões e decisões mediadas pelos educadores sobre o “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com qual finalidade?”, representadas por meio da Metodologia de Ensino e da ação educativa que promove experiências e trabalho de forma interdisciplinar em projetos coletivos com a missão de formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, compromissados com os valores de justiça e solidariedade e capazes de exercer um papel significativo na vida social  futura.

Perfil do aluno que queremos formar

Sujeito – Aprender a ser

Sensível, respeitoso, singular e aberto à diversidade, humanamente íntegro, político e responsável. Capaz de compreender que a realização plena do ser humano se encontra em seu inacabamento essencial. Dessa forma, pode abrir-se à diversidade da experiência, tanto na constituição processual de sua singularidade, do cuidado de si, como na percepção da alteridade, ampliando as possibilidades de ser.

Estudante – Aprender a conhecer

Inteligente, dedicada(o), ética(o), curiosa(o) e respeitosa(o). Capaz de, em contato com diversas áreas do conhecimento, compreender os diferentes fenômenos, mobilizar ferramentas conceituais e desenvolver habilidades a fim de utilizar o seu potencial transformador para solucionar problemas e propor ações inovadoras e colaborativas em benefício da alteridade. Capaz de se manter curiosa(o) e aberta(o) ao conhecimento e às experiências; de fazer pesquisas variadas, de formular questões e de sistematizar o conhecimento, respeitando os saberes historicamente produzidos e questionando-os quando se fizer necessário.

Cidadão – Aprender a conviver

Participativa(o), crítica(o), autocrítica(o), criativa(o), solidária(o) e engajada(o). Capaz de atuar de forma transformadora na sociedade, a partir da leitura, da interpretação e do questionamento da realidade, e por meio do diálogo, partilhando pensamentos, opiniões e sentimentos. Capaz de apoiar ações solidárias e coletivas na defesa da cidadania plena. E diversidade socioambiental.

Protagonista – Aprender a fazer

Competente, arrojada(o), inovador(a), visionária(o). Capaz de planejar, visando à concretização de novos projetos para si e para o coletivo; de ser agente de mudanças, buscando novas soluções a partir da percepção e da análise do que precisa ser mudado; de definir planos, estratégias e ações para a implementação de novos rumos no enfrentamento de questões pessoais e sociais.

O Colégio Santa Maria tem como compromisso a formação integral dos estudantes, expressa por meio do nosso Projeto Político Pedagógico.

A proposta pedagógica inclui o conjunto de reflexões e decisões mediadas pelos educadores sobre o “Por quê?”, “Para quê?”, “Para quem?”, “Como?”, “O quê?” “Com qual finalidade?”, representadas por meio da Metodologia de Ensino e da ação educativa que promove experiências e trabalho de forma interdisciplinar em projetos coletivos com a missão de formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, compromissados com os valores de justiça e solidariedade e capazes de exercer um papel significativo na vida social  futura.

Perfil do aluno que queremos formar

Sujeito – Aprender a ser

Sensível, respeitoso, singular e aberto à diversidade, humanamente íntegro, político e responsável. Capaz de compreender que a realização plena do ser humano se encontra em seu inacabamento essencial. Dessa forma, pode abrir-se à diversidade da experiência, tanto na constituição processual de sua singularidade, do cuidado de si, como na percepção da alteridade, ampliando as possibilidades de ser.

Estudante – Aprender a conhecer

Inteligente, dedicada(o), ética(o), curiosa(o) e respeitosa(o). Capaz de, em contato com diversas áreas do conhecimento, compreender os diferentes fenômenos, mobilizar ferramentas conceituais e desenvolver habilidades a fim de utilizar o seu potencial transformador para solucionar problemas e propor ações inovadoras e colaborativas em benefício da alteridade. Capaz de se manter curiosa(o) e aberta(o) ao conhecimento e às experiências; de fazer pesquisas variadas, de formular questões e de sistematizar o conhecimento, respeitando os saberes historicamente produzidos e questionando-os quando se fizer necessário.

Cidadão – Aprender a conviver

Participativa(o), crítica(o), autocrítica(o), criativa(o), solidária(o) e engajada(o). Capaz de atuar de forma transformadora na sociedade, a partir da leitura, da interpretação e do questionamento da realidade, e por meio do diálogo, partilhando pensamentos, opiniões e sentimentos. Capaz de apoiar ações solidárias e coletivas na defesa da cidadania plena. E diversidade socioambiental.

Protagonista – Aprender a fazer

Competente, arrojada(o), inovador(a), visionária(o). Capaz de planejar, visando à concretização de novos projetos para si e para o coletivo; de ser agente de mudanças, buscando novas soluções a partir da percepção e da análise do que precisa ser mudado; de definir planos, estratégias e ações para a implementação de novos rumos no enfrentamento de questões pessoais e sociais.

Educação Infantil

Ens. Fund. - Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Ens. Fund. - Anos Finais (6º ao 9º ano)

Novo Ensino Médio

Matrículas Abertas - 2022

Garanta sua vaga!

×

A compreensão do estar no mundo e a responsabilidade do sujeito

O mundo atual é caracterizado por uma dinâmica de mudanças muito intensa, que atingem as mais variadas esferas da vida. Aspectos da economia, política, meio ambiente, movimentos sociais, se transformam e se entrelaçam todos os dias produzindo acontecimentos em uma velocidade por vezes difícil de acompanhar. Os interesses dos atores envolvidos são das mais diferentes ordens, o que por vezes criam múltiplas formas de interpretação e uma real dificuldade das alunas e dos alunos de se posicionarem perante um acontecimento. Essa mesma variedade de interesses, acaba gerando formas diversas de narrativas e favorece o aparecimento de fenômenos como o de “pós-verdade”, conceito esse que designa o desvirtuamento de fatos já consolidados em nossa sociedade.

Nessa mesma dinâmica as chamadas “fake news” ganham força e contribuem cada vez mais com narrativas que buscam ocupar espaços de poder. Tudo isso alavancado pelo momento tecnológico que vivemos, no qual destaca-se a importância e o alcance das redes sociais tanto na propagação de notícias falsas quanto na expansão do alcance das mídias alternativas e tradicionais. A avalanche de informações que existe hoje dificulta o entendimento do movimento do mundo.  Por tudo isso, cresce a necessidade de que estudantes estejam atentos às novas condições de estar no mundo que se erguem na vida cotidiana, principalmente para se posicionar politicamente e saber agir com ética e responsabilidade.

Para isso propomos fazer uma leitura dos principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo, através dos principais veículos de informação (tanto nacionais quanto internacionais) estabelecendo relações com os importantes conceitos das Ciências Humanas e fazendo a leitura de importantes analistas  do atual cenário do mundo contemporâneo. Os temas escolhidos para o curso  serão escolhidos no decorrer do ano letivo por conta de sua relevância na discussão pública e também de acordo com o interesse das estudantes e dos estudantes. 

Conteúdo Programático:

  • Conflitos políticos.
  • Crises econômicas.
  • Crises Ambientais.
  • Crises humanitárias.
  • Crises sanitárias.
  • Eleições nacionais (2022).

Clique aqui e veja o vídeo!