A Educação de adultos como direito HUMANO

ATENDIMENTO

Telefone

Atendimento da secretaria é das 18h às 20h30.

Colégio Santa Maria, reconhece que:

A Educação de Adultos deve ser entendida como elemento essencial na superação da pobreza e da exclusão social. Exclusão essa que não significa apenas o apartamento das oportunidades de aprendizagem, mas também a negação dos conhecimentos das pessoas. Portanto, o analfabetismo é a negação de um direito fundamental e não há justificativa ética e nem jurídica para excluir os analfabetos do direito de ter acesso à educação básica.

Com foco em sua Missão social e pensando na oportunidade de resgate da autoestima e domínio do letramento de uma população vulnerável, o Colégio Santa Maria oferece, desde 1977, curso de caráter supletivo para mais de 600 alunos por semestre, atendendo a jovens e adultos, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho com igualde de oportunidades.

Nosso curso de Educação de Adultos caracteriza-se como um espaço da diversidade e de múltiplas vivências, de relações intergeracionais, de diálogo entre saberes e culturas, combatendo a desigualdade, sobretudo num país injusto como o nosso. Temos que lembrar que o mapa do analfabetismo é o mesmo mapa da pobreza, onde falta tudo, não só acesso à educação.

Para o Colégio Santa Maria, a oferta do curso EJA vai além de uma política educacional. A EJA é, principalmente, uma proposta de política social, promovendo o acesso a escolarização viabilizando aos alunos melhores oportunidades de trabalho, melhor qualidade de vida para ele e sua comunidade e, com isso, merecedores do respeito na sociedade.

Complementando nossa ação de cidadania, contamos com um corpo de voluntários fiéis e valiosos, entre eles, pais de alunos do ensino regular, amigos e companheiros rotarianos atuando em várias áreas de atendimento como orientações jurídicas, aulas de reforço, aulas de idiomas e de alfabetização para estrangeiros que se encontram em condição de refúgio.