Ensino Fundamental - Anos Finais

A fase inicial da adolescência é um momento de descobertas, mudanças e crescimento pessoal, quando se desenvolvem novos conhecimentos em diferentes ambientes e contextos.

Fase da ampliação da capacidade de aprender e da formação de uma consciência crítica, solidária e democrática, na qual o/a estudante aluno se percebe efetivo agente do processo de construção do conhecimento, através da ampliação e da recriação de suas experiências, de sua articulação com o saber sistematizado e da relação com a teoria e a prática, considerando as novas perspectivas e exigências dos contextos locais e globais do século XXI.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A metodologia empregada no processo ensino-aprendizagem proporciona o desenvolvimento de habilidades: de pensamento, afetivas, motoras, sociais.   O conteúdo é trabalhado com base em critérios de relevância social e cultural, a fim de promover a formação intelectual e o desenvolvimento de potencialidades, numa atmosfera colaborativa e corresponsável.

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Desenvolvemos práticas pedagógicas que apoiam o protagonismo dos estudantes, de modo a se verificarem conscientes e se consolidarem responsáveis pelo seu percurso escolar. Tais práticas estão pautadas em competências acadêmicas e socioemocionais, as quais se colocam como relevantes para formação dos/das estudantes como pessoas, cidadãos, futuros profissionais, e potenciais agentes de transformação em suas comunidades, à medida em que compreendem seu papel na sociedade e no mundo.

CONHECIMENTO E EXPERIMENTAÇÃO

Valorizamos o processo de produção científica e a importância da experimentação e do método, compreendendo a ciência como atividade essencialmente humana e cultural, sobre a qual permeiam-se os saberes populares e as realidades regionais que impactam o cotidiano das mais diferentes populações do planeta.

ESPIRITUALIDADE

A dimensão da Espiritualidade é a responsável por facilitar nosso contato com o Divino. Entendemos que isso ocorre ao promovermos um espaço para o conhecimento quanto às diversas expressões de fé e como elas se relacionam com o cotidiano das sociedades e culturas. E também, a partir das reflexões e celebrações, expressas em ações cotidianas, no sentido da construção de caminhos que desenham percursos pautados no respeito e em diálogo fraterno.

INSERÇÃO SOCIAL

Valorizamos ações pedagógicas que favoreçam o crescimento pessoal, a construção e a valorização dos conhecimentos, sempre num contexto ético, que vise à participação social, responsável e pautada na justiça, na dignidade humana e na solidariedade.

PROJETO SUSTENTABILIDADE

O projeto Sustentabilidade se estrutura, de modo a discutir e estimular a adoção de práticas sustentáveis e o uso racional dos recursos naturais. Busca sensibilizar a comunidade do CSM à imersão em novos hábitos e atitudes, ecologicamente comprometidas com a preservação do meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes social e ambientalmente. 

OLIMPÍADAS E CONCURSOS

Nossos alunos são preparados e estimulados a participarem de olimpíadas e concursos nacionais e internacionais, bem como internos, em diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de promover a ampliação e o aprofundamento dos estudos e o preparo acadêmico para desafios futuros.

CRIAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Estimulamos o interesse e engajamento dos alunos em atividades de criação e comunicação, com a finalidade de ampliação da capacidade leitora e escritora e desenvolvimento da interpretação e da expressão por meio de códigos e linguagens diversas.

TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM

Buscamos educar e conscientizar sobre cidadania digital, responsabilidade e segurança na internet, além de formar para a fluência digital. O estudante compreende e cria, vivenciando a tecnologia de forma ética e responsável, a fim de comunicar, acessar, disseminar, produzir, interpretar e resolver problemas em todas as áreas do conhecimento, com foco na capacidade de pensar de forma abstrata, trabalhando com algoritmos e diferentes linguagens de programação.

CORPO E MOVIMENTO

Contando com uma estrutura de dez quadras poliesportivas cobertas, pista de atletismo e dois campos de futebol, privilegiamos no trabalho corporal com nossos alunos, a relação entre a cultura corporal e o movimento humano expressos através de práticas como: jogo, ginástica, esporte, dança e lutas. Nessa perspectiva, proporcionamos aos alunos a possibilidade de vivenciar experiências que permitam: compreender o universo da linguagem corporal como relevante expressão da cultura humana, envolver-se com atividades físicas e práticas corporais no seu dia-a-dia e gerenciar a própria atividade física com objetivos de lazer e saúde, demonstrando capacidade para atuar em atividades de âmbito cooperativo e competitivo.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

A Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental II é composta por 39 profissionais (professores e coordenação), com formação sólida e vasta experiência profissional em educação e em diversas áreas do conhecimento. Percursos acadêmicos que se efetivam importantes frente à produção de trabalho colaborativo e integrado, viabilizado sobremaneira, em reuniões pedagógicas semanais.