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Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Juventude ou Juventudes?

Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal

Ser Jovem no Brasil e no Mundo

Não é possível falar em protagonismo ou cultura juvenil, sem problematizar a ideia do que é ser jovem no passado e no presente e olhar para as dinâmicas e produções culturais na cidade e na relação centro e periferia. Na relação com esse espaço, na relação com a cidade, a juventude se comunica e partilha experiências diversas de arte, literatura e música num processo vivo, marcado por aproximações e distanciamentos. Além disso, as diferenças do que é ser jovem pode ser atravessada pelas dimensões de classe, raça e gênero, dimensões que não podem ser ignoradas.
A escola, como experiência de sociedade e espaço privilegiado de construção do pensamento científico e crítico, não pode se furtar de um diálogo constante com a juventude, com suas linguagens, mas deve propor também, percepções mais complexas dessas dimensões.

Pensar a produção de uma cultura periférica, pungente e dinâmica, é extrapolar os muros da escola e da cidade, provocam os ouvidos, alimentam os debates.
A falsa dicotomia, que ressalta a existência de uma cultura “superior”, presente em uma visão geralmente associada a museus e centros econômicos, produzida por pessoas adultas e “maduras” devem ser refutadas. Essas premissas necessitam de uma investigação mais aprofundada, pois revela elementos de uma sociedade desigual, herdeira de concepções conservadoras e etnocêntricas. O Slam das minas, a rima das ruas e dessas vozes femininas da periferia, apresentam lirismo, história e dor como a poesia de Conceição Evaristo.

Em diálogo com a proposta do BNCC, o curso propõe analisar a produção de diferentes aspectos da juventude e da cultura, principalmente na cidade de São Paulo, contextualizando suas ambiguidades e complexidades de conceitos e sujeitos envolvidos.

Como metodologia, se faz presente a prática constante da leitura, debates, saraus de poesia, estudo e registro fotográfico, peças de teatro, assistir e produzir documentários, filmes, movimentos políticos, entre outros.

Conteúdo Programático

• Juventude ou juventudes: a invenção da juventude, problemáticas do conceito, singular ou plural;
• Cultura: conceito, teorias, autores(as) e história;
• Outsiders e “contra” cultura: “marginais”, “desvio e resgate”;
• Samba, Rock, Rap, Funk, Sertanejo: ritmos da juventude (?);
• Grafite e arte de rua;
• Literatura “jovem” e produções da juventude;
• Cinema e Documentários: análise e produção.

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