Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Jogos Vorazes
Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal
Autoritarismos e as lutas pelo direito de ser e existir
Como líderes adquirem poder e quais estratégias e discursos interferem no controle exercido sobre uma população? O que distingue as intenções e as consequências de diferentes líderes da história brasileira? Problematizaremos discursos que se propõem a defender o que chamam de liberdade e dignidade humana, mas que podem mascarar tortura, desumanização e assassinato.
Essas duas perguntas orientarão o trabalho desenvolvido nesta eletiva por meio de aulas lúdicas e reflexivas, envolvendo dinâmicas, uso de fotos, exercícios teatrais e da elaboração de jogos enquanto discutimos a semelhança do que ocorre em alguns filmes, iniciando pelo filme Jogos Vorazes, com processos que podem levar a regimes autoritários disfarçados na defesa rasa e individualista da liberdade. Diferentes lideranças serão problematizadas, passando por perspectivas ligadas à direita e à esquerda política, enquanto verificamos as consequências de seus discursos e ações. Estas lideranças contribuem para uma resistência a governos autoritários, ou agem para adestrar a população a agir contra seu próprio direito de existir?
Conteúdo Programático
Lideranças que serão discutidas:
• Acqualtune, Carolina de Jesus; Chico Mendes, Djamila Ribeiro; Luís Gama; Getúlio Vargas, Plínio Salgado; Tabata Amaral.
Filmes que serão discutidos:
• Jogos Vorazes: problematização do que é normalidade e das estratégias de vigilância, controle e manipulação em estruturas autoritárias (embasamento teórico a partir de Michel Foucault e Norbert Elias).
• Trechos do filme Batismo de Sangue: medo, tortura, morte e o processo de naturalizar e banalizar a desumanização (embasamento teórico a partir de Hannah Arendt e também de Achille Mbembe)
• Trechos do seriado “Black Mirror” e o filme “A Origem”: como o subconsciente pode ser manipulado e qual a importância da mídia e da arte na reprodução ou enfrentamento deste processo (embasamento teórico a partir da psicanálise de Freud e da Escola de Frankfurt)
• Trechos do documentário a Revolução não será televisionada e do filme “Bacurau”: reflexão sobre quais as possibilidades e estratégias para resistir e existir em estruturas de autoritarismo social (reflexão embasada pela obra de Evelina Dagnino)
Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal