Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Oficina de Relações Internacionais
Multisseriado / carga horária: 1 aula semanal
Um Exercício de Simulações: Geopolítica, Território e Poder
O curso se propõe a refletir sobre as chamadas Relações Internacionais e a Geopolítica como objetos de estudos das Ciências Humanas, mediado por exercícios de simulações. Tanto nas Relações Internacionais quanto na Geopolítica estão imbricadas problemáticas éticas, políticas, históricas, geográficas, econômicas e filosóficas, que impactam a vida dos indivíduos e dos povos.
Partindo da experiência concreta da vida contemporânea, com a leitura de notícias e análise de eventos internacionais, e também do estudo de eventos históricos, desenvolveremos reflexões sobre temas como soberania, hegemonia, desigualdades regionais e globais, apátridas, genocídio, guerra civil. Problematizaremos o papel das nações, organismos internacionais (como ONU, Mercosul, União Europeia, FMI); dos atores transnacionais (como empresas); de movimentos sociais na construção de uma agenda internacional; do conjunto de pressões e relações que configuram as relações entre países.
O curso terá como prática central a leitura de notícias, documentos oficiais, o trabalho com textos teóricos, o debate em sala de questões contemporâneas e o exercício de simulações. Nestas, somado ao caráter lúdico da experiência, buscar-se-á a coerência com o contexto e as posições dos países e agentes: perceber que a ação humana, ainda que aberta para o contingente, está sempre balizada por interesses e condições circunscritas historicamente.
Interessadas(os) em rever e aprofundar discussões sobre esta dimensão dinâmica da vida contemporânea podem cursar mais de uma vez esta eletiva.
Conteúdo Programático
• O que é Geopolítica.
• ONU: sua constituição, mecanismos de votação, histórico de decisões; a Carta das Nações Unidas
• Colapso da URSS e o surgimento de uma geopolítica contemporânea.
• Conflitos internacionais contemporâneos e históricos
• O crescimento chinês e os embates do sudeste asiático
• Perspectiva realista (Hobbes, Maquiavel, Morgenthau, Aron)
• A liberal/idealista (Locke, Kant, Keohane)
• A marxista (Marx, Gramsci, Cox, Linklater)
• Teorias críticas ao eurocentrismo (Fanon e Gandhi)